Artista autodidata rondoniense é indicada a premiação internacional na Europa

Reconhecimento e convites começaram a surgir em 2022, após ela expor suas pinturas no Museu do Louvre, em Paris.

A artista plástica e autodidata Edina Costa, de Nova Mamoré (RO), foi indicada ao prêmio Top of Mind International 2023, um dos mais prestigiados eventos de premiação da Europa. A artista concorre na categoria ‘Artistas, Destaques Internacionais’.

A votação é feita de forma online, no no site da organização e vai até 25 de agosto. A premiação acontecerá em 12 de outubro no Lighthouse Theatre, em Londres, no Reino Unido. Caso a artista ganhe, ela pretende ir presencialmente receber a premiação.

A rondoniense é conhecida e reconhecida internacionalmente, tendo tela de sua autoria em posse do Papa Francisco, e já chegou à expor no Mueu do Louvre, em Paris, em 2022. Segundo a pintora, foi a partir dessa exposição que os convites começaram a chegar.

Artista plástica Edina Costa de Rondônia expôs em Paris, França. Foto: Divulgação

Trajetória 

A história de Edina Costa com a arte iniciou aos 26 anos. Por causa das dificuldades financeiras e por almejar mudar de vida, ela começou a fazer pequenos artesanatos para complementar a renda da família.

Foi quando surgiu a vontade de pintar. Como não tinha dinheiro para comprar os materiais de pintura, ganhou de presente quatro cores de tinta e uns pincéis. Sua primeira tela foi pintada em um “fundo de gaveta”.

Os pincéis não saíram mais das mãos de Edina e foram eles que a fizeram ser convidada para uma exposição na capital de Rondônia. Daí em diante os convites não pararam mais.

Artista Rondoniense é indicada para premiação internacional em Londres. Foto: Foto: Edina Costa/Acervo pessoal

 Inspirações

Para a artista o importante é levar o nome de Rondônia para o mundo.

“Eu não quero viver da arte, quero viver para a arte. Levar o nome da Amazônia, do Brasil, do meu glorioso estado de Rondônia para todo o mundo”, 

afirma.

Suas obras são inspiradas na vida e nas belezas da Amazônia, com forte presença de expressões e olhares dos povos indígenas, da fauna e flora. Seu principal desejo é retratar de forma sensível o respeito à natureza e despertar o observador para necessidade da preservação.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade