Anitta visita o Xingu ao lado de Luciano Huck e se encontra com cacique Raoni

Durante a visita, Anitta e Luciano Huck gravaram imagens para uma série especial do programa 'Domingão', da TV Globo.

Foto: Reprodução/Instagram-lucianohulk

A cantora Anitta está em viagem pelo Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso, acompanhada pelo apresentador Luciano Huck, que grava uma série especial para o ‘Domingão’, da TV Globo. Durante a visita, os dois se encontraram com o cacique Raoni Metuktire, líder do povo mẽbêngôkre (Kaiapó) e reconhecido mundialmente por sua luta em defesa da Amazônia e dos povos indígenas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Com cerca de 88 anos, Raoni lançou, em junho, o livro ‘Memórias do Cacique’ (Companhia das Letras), no qual compartilha episódios marcantes de sua trajetória, deixando um legado para as novas gerações.

Internacionalmente respeitado como ativista político e ambiental, o líder indígena já foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz (2019 e 2020) e pretende continuar atuante na cena política, inclusive nas eleições do próximo ano.

Leia também: Portal Amazônia responde: quem é o Cacique Raoni?

Anitta visita o Xingu e o Cacique Raoni ao lado de Luciano Hulk
Anitta e Luciano Hulk em visita ao Xingu, como cacique Raoni. Foto: Reprodução/Instagram-lucianohulk

Nas redes sociais, Luciano Huck relatou a experiência ao lado de Anitta:

“Nos últimos dias, tivemos a honra e o privilégio de sermos recebidos pelos povos Kuikuro e Kayapó no Território Indígena do Xingu. Foram experiências únicas, como a conversa emocionante com o Cacique Raoni, a maior liderança indígena do Brasil e um símbolo global da resistência pela Amazônia. Sua trajetória é inspiração para o mundo”.

Foto: Reprodução/Instagram-anitta e lucainohulk

O apresentador também destacou sua participação no Kuarup, principal ritual do Xingu:

“Mais do que uma homenagem aos mortos, é uma celebração da vida, da ancestralidade e da conexão profunda com a floresta. Para os povos indígenas, preservar a Amazônia é preservar a vida. E um agradecimento especial à querida Anitta, pela confiança e pela belíssima jornada, dentro e fora dos palcos. Breve no Domingão”.

Leia também: Lei reconhece ritual do Kuarup como manifestação da cultura nacional

Foto: Reprodução

Compromisso com a causa indígena

Nos últimos meses, Anitta tem reforçado sua aproximação com lideranças indígenas, participando de eventos e usando sua projeção internacional para denunciar políticas que favorecem o desmatamento e a degradação ambiental no Brasil.

No dia 16 de agosto, a cantora e o apresentador desembarcaram na Aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, por volta do meio-dia, para acompanhar o ritual do Kuarup, cerimônia que marca o fim do luto e pode reunir mais de 900 indígenas de diferentes etnias da região.

Foto: Reprodução/Instagram

Durante a visita, Anitta conversou com o cineasta Takumã Kuikuro e celebrou o encontro. “Uma experiência inesquecível. Vocês me acolheram de braços abertos. Já recebi os Guajajara na minha casa e vocês também estão convidados”, afirmou.

Takumã retribuiu o gesto e elogiou a postura da artista. “Acompanhamos sua luta ao lado dos povos indígenas e ficamos felizes com sua atitude. Vejo nas redes sociais o seu compromisso com a gente”, disse.

Foto: Reprodução/Instagram
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade