O técnico mais longevo do futebol brasileiro, Aderbal Lana, de 78 anos, foi anunciado pelo Amazonas FC. Conhecido como a “Velha Raposa”, o treinador falou pela primeira vez sobre a aposentadoria que, segundo ele, é uma ideia que vem sendo cogitada há alguns anos. Nas palavras de Lana, o Amazonas, seu décimo clube no futebol amazonense, deve ser o último da carreira.
“Sim (sobre o Amazonas ser o último trabalho dele). Há muito tempo que a gente vem tomando essa decisão, mas nunca tem jeito porque sempre tem um convite. Mas se o homem lá em cima me ajudar, esse ano vai ser o último”.
O treinador mineiro, radicado no Amazonas, é o técnico com mais títulos estaduais do Brasil. Lana levantou 10 taças do Barezão, no comando de quatro clubes: Nacional, Rio Negro, São Raimundo e Manaus.
Este ano, ele volta a treinar um time da Série B do Brasileiro, que também irá disputar a Copa do Brasil e a Copa Verde. A poucos dias da estreia na temporada, Lana encara os desafios com uma certa naturalidade.
A segundo Lana, expectativa é na maior naturalidade possível porque a gente já está acostumado com isso. E aqui no Amazonas, esse ano, é uma montagem de equipe. Sabemos que a maioria dos jogadores foi embora, outros chegaram. O tempo está um pouco curto para o que nós queremos, mas estamos trabalhando para que tenhamos uma equipe forte.
Sabedoria para encarar as críticas
Antes de ser anunciado oficialmente, os bastidores do Amazonas indicavam a chegada do experiente treinador. A decisão pela escolha do nome gerou críticas internas e externas. Algo com que Lana se acostumou a lidar com o tempo.
Tenho muito desafeto no futebol, porque nunca deixei de falar o que sinto e nunca deixei de tomar posição quando sito que tenho que tomar.
“Muitas críticas pela minha idade, talvez um pouco de inveja. Porque, com a minha idade, estou sadio e inteiro. Nunca cuidei muito de saúde e levo a vida e deixo ela me levar naturalmente. Estou aí firme e forte. Agora tem muitos aí com 20 e 30 e que já estão com o caminho traçado lá para cima. Existe muita inveja, aqueles que acham que não entendo de bola, mas estou sempre beliscando na parte de cima e espero que esse ano seja a mesma coisa.”
Quando perguntado se o torcedor poderia presenciar a cena clássica do treinador fumando um cigarro à beira do campo, Lana não hesitou em responder.
Na beira do gramado, tenho respeitado as leis do futebol. Não pode. Mas quando estou folgado, se quiser fumar, é um atrás do outro- completou ele.
Aderbal Lana estreia no comando do Amazonas contra o Sete FC, no dia 25 de janeiro, às 15h30, no estádio Larissa Silva, em Presidente Figueiredo, (de Manaus), pela primeira rodada do Campeonato Amazonense 2025.
*Por Bruno Rodrigues, da Rede Amazônica AM