A história do Anel de Tucum, popularmente conhecido como anel de coco
Todo mundo já viu ou ouviu falar do anel de coco, o acessório carrega diversos significados, podendo ser utilizado como representação de amizade, matrimônio e símbolo da comunidade LGBTQIA+.
Também conhecido como anel de coquinho, anel de coco e tucum, o surgimento do acessório e seu material representa muitos significados, há muitas décadas atrás.
A história inicial do anel de tucum nasce no tempo do Império do Brasil, com início no século XIX. Na época, a realeza usava jóias de metais e ouro, enquanto que escravos e indígenas, criaram o chamado anel de tucum. Os senhores de engenho e as sinhás, em seus matrimônios usavam anéis de ouro, mas os escravos o faziam com o Anel de Tucum.
No período da escravidão no Brasil, o Anel de Tucum, simbolizava para os escravos, símbolo de amizade, união e resistência na luta pela libertação. Esse anel então, se tornou para as camadas sociais oprimidas, um símbolo de aliança e parceria.
O tucum (Bactris setosa) é uma espécie de palmeira comum na Amazônia. Sua palmeira possui caules múltiplos e folhas, ambos repletos de espinhos. A palavra Tucum (ou Ticum) deriva do idioma tupi e significa "agulha para costura". A espécie recebe esse nome pois os indígenas brasileiros utilizavam seus espinhos para costurar.
Fizeram, então, desse objeto rústico um símbolo de amizade entre si, pactos matrimoniais e também de resistência na luta por libertação. Desse modo, o anel de tucum era um símbolo cuja linguagem só eles conheciam. Um símbolo secreto da amizade deles e de suas lutas cotidianas.
Um tempo mais tarde, os cristãos passaram a interpretar o anel de tucum como um símbolo de fé e compromisso.
Com o surgimento da Teologia da Libertação, nos anos 60, com o crescimento da teologia no Brasil e o apelo das causas dos mais pobres e abandonados na América Latina. Com isso, um grande grupo de pessoas se dedicaram à luta dos mais fracos, rendendo testemunhos e martírios.
Atualmente, indivíduos que defendem a igualdade de direitos entre as pessoas também podem usar para demonstrar seu engajamento com as causas sociais, independente de religião.
Em outra vertente e significado, membros da comunidade LGBTQIA+ utilizam o anel de tucum em diferentes dedos, como uma forma de identificação da orientação sexual.
Em 2005, foi discutido no fórum online AVEN (Asexual Visibility and Education Network), o uso do anel preto no dedo médio da mão esquerda, para representar os assexuais. No Brasil, normalmente é utilizado o anel de tucum, por sua coloração.
Enquanto isso, é comum o uso do anel de tucum no polegar entre lésbicas, como uma forma de identificação entre elas.
Comentários: 8
Linda reportagem.
Só uma observação, o termo correto é "assexuais" e não "assexuados".
Viva a união e a residência! ❤️
Esse parágrafo ficou confuso:
"Com o surgimento da Teologia da Libertação, nos anos 60, com o crescimento da teologia no Brasil e o apelo das causas dos mais pobres e abandonados na América Latina. Com isso, um grande grupo de pessoas se dedicaram à luta dos mais fracos, rendendo testemunhos e martírios."
E mais uma coisa: É vaga essa informação de que "mais tarde os cristãos passaram a usar o anel de Tucun" e incompleta sem a menção a D. Pedro Casaldáliga como um dos grandes utilizadores divulgadores do anel como símbolo da luta pelos mais desfavorecidos
O termo correto é assexuais, assim como está na sigla da AVEN, citada antes.
Oi tudo bem com vocês
Muito bacana o texto. Você tem alguma indicação de livro que aborde esse tema?
Referências?
gostaria de comprar um anel de TUCUN masculino com tamanho de 22 mm, e gostaria de pagar o mesmo em forma de BOLETO .Guido
eu uso a um tempo e nem sabia, mas uso simplesmente porque acho legal, foda-se as minorias