2-90: conheça a história do primeiro táxi de Boa Vista

O veículo é bastante simbólico até os dias de hoje, pois foi o primeiro no Estado e fabricado nacionalmente.

Os meios de transporte na Amazônia, até metade do século XX, eram predominantemente fluviais. Até hoje, a cultura do transporte por barcos, balsas e lanchas é bastante presente.

Contudo, com o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil e para conectar a região amazônica ao resto do país, vários representantes de grandes montadoras do exterior investiram na região, como Jeep e Volkswagen.

Apesar disso, o carro usado como primeiro táxi de Boa Vista (RR), em 1966, foi fabricado no Brasil: um Aero Willys azul. Confira algumas curiosidades sobre essa história: 

Foto: Motor Tudo News/Reprodução

1. O veículo é bastante simbólico até os dias de hoje, pois foi o primeiro no Estado que não era um Jeep e esse modelo, da Willys Overland, foi o primeiro fabricado nacionalmente. 

2. A placa também é emblemática: 2-90. Na época o carro se tornou um sucesso e muitas pessoas queriam aproveitar a novidade e dar uma volta pela cidade.

3. Assim, também foi criado o primeiro ponto de táxi de Boa Vista, localizado na esquina onde hoje são as avenidas Getúlio Vargas e Sílvio Botelho no Centro.

4. O ponto recebeu do então governador Hélio Campos a concessão de uma linha telefônica com o mesmo número, a linha 2-90. 

5. Por fim, outro fato curioso é que desde o ano 2000 existe uma pizzaria na capital roraimense com o nome Dois90, em homenagem a essa história. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade