Manaus 30º • Nublado
Terça, 05 Março 2024

2-90: conheça a história do primeiro táxi de Boa Vista

aerowillys-1965-carros-antigos-3

Os meios de transporte na Amazônia, até metade do século XX, eram predominantemente fluviais. Até hoje, a cultura do transporte por barcos, balsas e lanchas é bastante presente.

Contudo, com o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil e para conectar a região amazônica ao resto do país, vários representantes de grandes montadoras do exterior investiram na região, como Jeep e Volkswagen.

Apesar disso, o carro usado como primeiro táxi de Boa Vista (RR), em 1966, foi fabricado no Brasil: um Aero Willys azul. Confira algumas curiosidades sobre essa história: 

Foto: Motor Tudo News/Reprodução

1. O veículo é bastante simbólico até os dias de hoje, pois foi o primeiro no Estado que não era um Jeep e esse modelo, da Willys Overland, foi o primeiro fabricado nacionalmente. 

2. A placa também é emblemática: 2-90. Na época o carro se tornou um sucesso e muitas pessoas queriam aproveitar a novidade e dar uma volta pela cidade.

3. Assim, também foi criado o primeiro ponto de táxi de Boa Vista, localizado na esquina onde hoje são as avenidas Getúlio Vargas e Sílvio Botelho no Centro.

4. O ponto recebeu do então governador Hélio Campos a concessão de uma linha telefônica com o mesmo número, a linha 2-90. 

5. Por fim, outro fato curioso é que desde o ano 2000 existe uma pizzaria na capital roraimense com o nome Dois90, em homenagem a essa história. 

Veja mais notícias sobre CulturaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 05 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/