3 receitas para conhecer a gastronomia de Macapá

MANAUS – A culinária de Macapá é uma mistura de sabores que vem do Pará, Ceará e Maranhão. Os macapaenses são bons quando o assunto é culinária e adoram apreciar suas raízes. Para mostrar a criatividade gastronômica desse povo, o Portal Amazônia preparou três receitas feitas na capital do Amapá. Confira:

Camarão no bafoIngredientes:

½ kg de camarão sete-barbas, com casca, sem cabeça
1 dose de cachaça de alambique
Sal a gosto (sugestão 2 colher de sobremesa rasa)
2 dentes de alho picados
½ cebola picada
1 pimenta dedo de moça
1 tomate muito bem picadoModo de preparoEm uma travessa, misture os ingredientes e deixe na geladeira por 1 hora. Depois cozinhe por 10 minutos no vapor até os ingredientes ficarem vermelhos. Você pode usar uma cuscuzeira para facilitar o trabalho.
Camarão fica delicioso se seguir a receita de forma certa. Foto: Reprodução/ShutterstockGengibirraIngredientes:2 kg gengibre
2 kg açúcar
2 garrafas (600 ml) Cachaça
7 litros águaModo de preparoCorte o gengibre e lave-o em água corrente. Bata no liquidificador e adicione um pouco de água. Coloque o suco para ser coado. Acrescente açúcar e cachaça, mexa bem. Acrescente mais água.
Foto: DivulgaçãoTacacáIngredientes:2 litros de tucupí
1/2 kg de camarão salgado (seco)
2 maços de jambu
4 dentes de alho
4 pimentas de cheiro
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de goma de mandioca
Pimenta de cheiro
Tacacá também faz sucesso em Macapá. Foto: Reprodução/Cristiano MartinsModo de preparo:Coloque em uma panela o tucupi, tempere com alho, chicória, alfavaca e sal. Leve ao fogo e deixe levantar a fervura. A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios. Retire e escorra, deixe reservado. Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal. Ferva 4 xícaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acrescente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência. Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambu e 5 camarões, sal e pimenta a gosto. Na falta da goma de mandioca pode ser usada o polvilho azedo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda o que são as florestas públicas não destinadas

Elas somam uma área do tamanho da Espanha e estocam quase um ano de emissões globais de carbono. No entanto, ficam mais vulneráveis à grilagem e ao desmatamento ilegal.

Leia também

Publicidade