Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

A importância da leitura no contexto familiar

O ambiente familiar e as experiências que a criança vive em seu dia a dia têm grande influência no seu desenvolvimento. Isso é verdade também no que diz respeito à leitura: o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida.

Crianças que são incentivadas a ler em casa chegam à escola com um repertório vocabular mais rico, são mais sociáveis e mais criativas.

Foto: Reprodução/Shutterstock

 Por meio da leitura, a criança desenvolve a curiosidade e inicia um mundo de novas descobertas, como: sons, cores e sabores, além de habilidades cognitivas e sociais. Por isso a importância de introduzir livros no cotidiano já nos primeiros anos de vida. A criança viaja no mundo da imaginação e se sente parte da história.

A criança que adquire o hábito da leitura em casa, geralmente, é mais participativa, tem mais facilidade de se colocar no lugar do outro, demonstra uma imaginação fértil e mais facilidade em partilhar objetos, espaços e conhecimentos. Em geral, a criança que não teve a mesma vivência pode ter mais dificuldade em se expor e apresentar um comportamento mais tímido.

Os pais devem incentivar o contato dos filhos com os livros desde muito cedo. Devem ler para os filhos em vários momentos. Podem deixar os filhos manusearem os livros de plástico na hora do banho, enquanto lêem uma história, como também criar o momento da leitura antes da criança dormir. Assim, os pais cultivarão o hábito da leitura diariamente.

É importante a criança ter uma estante com seus livros para que ela possa escolher qual livro deseja ler. Mesmo que a criança ainda não seja alfabetizada, os pais podem fazer a leitura mostrando as ilustrações do livro e incentivando a interação com a história.

A leitura em família é prazerosa por ser estabelecida através dos laços afetivos, além de não ter a obrigatoriedade que muitas vezes a escola estabelece. Em casa a leitura é inserida dentro de um contexto do brincar, que está ligado diretamente ao prazer. Outro fator importante é quando os pais se colocam no papel de contadores de histórias, trazendo a vivência para a criança de forma lúdica. A troca afetiva, nesses momentos, serão eternizados na memória e no coração da criança até a vida adulta.

Em casa, o hábito da leitura se constrói de forma natural e efetiva. Esta vivência, em família, é fundamental para despertar o gosto pela leitura. O resultado é que, iniciando a vida escolar, esta criança terá mais intimidade com as letras, sons, formas, cores e todas as possibilidades de descoberta que um livro oferece. Sua imaginação e criatividade já foram estimuladas. Também terá mais facilidade em lidar com a diversidade e a pluralidade cultural do ambiente escolar.

O hábito da leitura é encorajador e tem o poder de abrir horizontes e levar as crianças a desbravar o mundo e suas inúmeras possibilidades. A família tem um papel fundamental nesse processo.

Sobre a autora

Ana Cecília Marques é Pedagoga, Mestra em Educação (Universidade Federal do Amazonas) e Neuropsicopedagoga (Faculdade Martha Falcão). Atua como Docente no Ensino Superior e Consultora Educacional.

*O conteúdo é de responsabilidade da colunista 


Veja mais notícias sobre Conversas sobre Leitura.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/