Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Para nos tornarmos leitores

Você gosta de ler? Você tem o hábito da leitura? Atualmente são raras as pessoas que respondem "Sim". Em geral, as respostas a essas perguntas são: "Não", "Mais ou menos"... A leitura é essencial na educação, nos afetos e na compreensão da vida. Nós, brasileiros, ainda lemos pouco e mudar essa realidade pode ser transformador e prazeroso.

Os desafios para reverter essa situação são conhecidos. Além dos programas públicos de adoção de livros nas escolas e de uma discussão sobre como a escola pode melhorar a relação das crianças com os livros, é possível e necessário, ampliar o acesso à leitura no cotidiano das crianças. Os livros precisam estar em casa.

Como ler para uma criança? Não há uma receita. Primeiramente, é necessário dedicar tempo para estar com ela, ler para e com ela, repetir, ver as ilustrações do livro, ler as imagens, conversar e falar suas impressões sobre o livro. É importante também que os pais continuem lendo mesmo com os jovens e os adolescentes.

Foto: Sabrina Eickhoff/Pixabay

Na leitura criamos vínculos, uma vez que os livros vão muito além das histórias. Eles representam a formação de afetos e aprendizado para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

E como desenvolver esse interesse pela leitura? Uma boa dica é frequentar bibliotecas e livrarias da cidade com as crianças e jovens com tempo e disponibilidade para que eles olhem as prateleiras e selecionem os títulos que lhes despertam algum interesse. Eles precisam tocar e folhear vários livros para escolherem aquilo que toca sua sensibilidade, emociona e desperta o interesse de saber. Com essa prática, cada vez mais as escolhas serão melhores, e o repertório crescerá.

A escola deve ser uma grande incentivadora da leitura, criando projetos que incentivem o empréstimo de livros na biblioteca, a troca de livros entre os alunos, momentos de contação de histórias, dramatização, rodas de conversas sobre os temas lidos. São infinitas as possibilidades.

Creio que o mais importante é fazer as crianças e os jovens entenderem que a leitura é essencial na educação e na compreensão da vida. A leitura é uma das formas de se obter conhecimento e de enriquecer nossa sabedoria. É preciso persistência e incentivo para formarmos bons leitores, como também nos formarmos leitores. 

Sobre a autora

Ana Cecília Marques é Pedagoga, Mestra em Educação (Universidade Federal do Amazonas) e Neuropsicopedagoga (Faculdade Martha Falcão). Atua como Docente no Ensino Superior e Consultora Educacional.


*O conteúdo é de responsabilidade da colunista

Veja mais notícias sobre Conversas sobre Leitura.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/