As oportunidades serão distribuídas entre os seguintes naipes: clarinete em sib (3), saxofone alto em mib (5), saxofone tenor em sib (4), trompete em sib (6), trompa em fá (2), trombone tenor em dó (4), euphonium em dó/bombardino (2), tuba em sib/mib (3), percussão (bateria completa) (5), baixo acústico (1) e harpa (1).
O curso de formação serrá no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), no Rio de Janeiro. O curso terá duração de, aproximadamente, 18 semanas.
O candidato deve ter no mínimo 18 e no máximo 24 anos de idade em 1º de janeiro de 2019, ter concluído o ensino médio ou curso equivalente, ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2m (ambos os sexos) e possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
O concurso terá exame de escolaridade, prova prática de música, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de suficiência física, exame psicológico e verificação de documentos. O exame de escolaridade será no dia 30 de junho e o início do curso está previsto para 7 de janeiro de 2019 e o término para 7 de junho de 2019.