Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Como devo pedir aumento salarial?

Apesar do momento de crises que estamos passando, há espaço para um pedido de aumento salarial, sabia? Entretanto, devemos considerar vários contextos para podermos chegar a essa decisão. Considerando que a maioria das empresas ainda está em fase de recuperação, precisamos ter muita cautela nesse tipo de pedido.

Em tempos de pandemia, vimos muitas empresas enxugando seus custos com folhas de pagamentos. Ou seja, demitindo profissionais. Isso gerou uma larga demanda de trabalhos duplos para uma única pessoa, para assim, preencher as atividades de quem foi demitido. Essa realidade trouxe muitas variáveis e criou um novo sistema de mercado de trabalho. 

Aumento salarial - Foto: Reprodução/Envato

O pedido de aumento salarial pode dar certo, assim como pode dar muito errado se for realizado em um cenário financeiro não favorável da empresa. Por isso, entendermos esses detalhes é de fundamental importância para tomarmos a decisão correta.

Nesse artigo vou falar sobre como devemos analisar o contexto que estamos, como fazer abordagens e vender a ideia de que um aumento pode ser algo interessante, tanto para a empresa quanto para o profissional.

 Abordagens sem cobranças diretas

A comunicação é um fator fundamental para a abordagem na tentativa de um aumento salarial. Precisamos ficar atentos para que o pedido não soe como uma cobrança direta. Para isso, há alguns gatilhos e estratégias para fazermos isso com uma roupagem eficiente.

Você sabia que dá para cobrarmos uma pessoa sem que ela se sinta pressionada? Vamos a alguns exemplos disso?

Exemplo 1: Chefe, preciso de aumento. A empresa pode me dar?

Exemplo 2: Chefe, o que acha de conversarmos sobre a possibilidade de aumento para mim? Preciso que o senhor me ouça sobre isso. É possível?

E aí, qual soou melhor?

Exemplo 3: Chefe, estou trabalhando muito. Preciso de aumento.

Exemplo 4: Chefe, considerando o aumento das minhas atividades, gostaria de conversar sobre um aumento salarial. Podemos ter esse momento?

Qual ficou melhor? 

Apresentar evidências 

Outro fator interessante é a apresentação de evidências que facilitem a demonstração do merecimento de aumento. Se você atua na área financeira, por exemplo, e implementou novos procedimentos que reduziu custos, pode expor isso como resultado.

Assim como a área financeira, todos os outros setores também possuem mecanismos que podem gerar resultados positivos após a implementação de novos processos e operações. Números e percentuais são cruciais para essa apresentação.

A melhor estratégia para essa exposição é que isso seja organizado através de planilhas, com informações divididas e todos os valores envolvidos.

Aumento salarial - Foto: Reprodução/Envato

Participar de grandes projetos 

O envolvimento em projetos, campanhas e ações da empresa é bem visto por gestores(as). A participação em grandes projetos, caso a empresa tenha, pode gerar a visibilidade ideal para facilitar a aceitação do pedido.

Independente se for um projeto interno ou externo, o envolvimento é um fator de extrema importância.

E quando não devo pedir aumento? 

Um aumento salarial sempre é bem-vindo, claro. Maaaaas.... também precisamos ter o senso de possibilidade de isso acontecer. Se a empresa está declinando, reduzindo suas operações e fechando no vermelho financeiro, qualquer pedido desse não cabe.

Considerando esse contexto, a tentativa pode gerar um resultado inverso, criando rejeição por parte da gestão e podendo ocasionar a demissão.

E então? Dá para pedir o aumento nesse momento?




Sobre o autor

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Comentarista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Veja mais notícias sobre EconomiaEu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/