UFPA inicia inscrições para programas de intercâmbio na Colômbia e no México

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) lançou, nesta terça-feira (12), o edital para inscrições nos Programas de Intercâmbio “Brasil – Colômbia – BRACOL/2019-2” e “Brasil – México – BRAMEX/2019-2”. Os programas têm como objetivo proporcionar o enriquecimento curricular dos alunos participantes, por meio das relações interculturais, pela vivência nas culturas colombiana e mexicana.

Veja o edital do BRACOL 
Veja o edital do BRAMEX 

Os programas são promovidos pela “Asociación Colombiana de Universidades (Ascun)”, pela “Associação Nacional de Universidades e Instituições da República Mexicana (Anuies)”, pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e pela Universidade Federal do Pará.

Ao todo, serão oferecidas cinco vagas, sendo três delas para as universidades colombianas: uma vaga para a Fundación Universitaria de Ciencias de la Salud (FUCS), uma vaga para a Universidad Antonio Nariño e uma vaga para a Universidad Tecnológica de Bolivar. As outras duas vagas estão reservadas para o Instituto Tecnologico Superior de Poza Rica e para a Universidad Autónoma de Ciudad Juarez, ambos do México.

Foto: Divulgação

A mobilidade ocorrerá no segundo semestre de 2019, segundo o calendário acadêmico das universidades anfitriãs. Todas as informações e os resultados serão divulgados no site da  Prointer.

Quem pode participar

São aptos a participar do programa estudantes de todos os campi da UFPA maiores de 18 anos e regularmente matriculados em um curso de graduação. É necessário que o curso seja oferecido também pela universidade de destino.

O candidato deve, ainda, possuir CRG igual ou superior a oito, não estar no último semestre nem ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional com concessão de bolsas, além de se enquadrar nos requisitos de conhecimento da língua, de acordo com o que é exigido pelas instituições anfitriãs.

Inscrições

Os estudantes interessados devem entregar na Prointer, em um envelope lacrado, o formulário de inscrição e os demais documentos descritos no edital. O período para se submeter à inscrição na Prointer vai até o dia 5 de maio de 2019. Após essa data, seguem-se os prazos expostos nos editais de cada programa para as etapas seguintes.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade