Pesquisa desenvolve aerobarco de baixo custo para ribeirinhos da Amazônia

Aerobarcos são barcos movidos pela força do vento sobre a água através do uso de um grande ventilador.
 
 
Aerobarcos são barcos movidos pela força do vento sobre a água através do uso de um grande ventilador. Mais comuns em pantanais e lagoas, estes veículos dificilmente são vistos na Amazônia. Pensando em facilitar a vida de populações tradicionais da Amazônia, como os ribeirinhos, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) criaram um modelo de aerobarco de baixo custo e que pudesse ser construído pelos próprios ribeirinhos.
 
De acordo com o projeto, na Amazônia ribeirinhos usam canoas de pouco ou nenhum custo, construídas por eles mesmos com motor instalado para navegar grandes percursos. A forma precária como os equipamentos são usados gera problemas, como o de mulheres escalpeladas. Segundo os cearenses, o modelo de aerobarco criado por eles é mais seguro em relação a este tipo de acidente. Além disso, ele pode ser conduzido em áreas de várzea sem sofrer degradação pelo choque com galhos e toras. Para tanto, os pesquisadores empregaram no projeto materiais fácil acesso, como garrafas plásticas, arame, placas de aço, cantoneiras e madeira.
 
A embarcação suporta cerca de 400 quilos e transporta até 5 pessoas, mas também pode comportar fardos e materiais de carga. O motor tem uma velocidade média de 20 km/h com combustível suficiente para atingir portos distantes 400 a 800 km do ponto inicial. O valor final do projeto é de R$ 3.547,91, um valor inferior a média de custo para veículos de baixo custo. Todos os desenhos do projeto e a lista de materiais está disponível e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Primeira borracha feita com látex 100% da Amazônia é lançada no Brasil

De acordo com a Mercur, a iniciativa busca valorizar o trabalho de comunidades extrativistas e ampliar o portfólio de produtos com matérias-primas renováveis no setor educacional.

Leia também

Publicidade