Inpa capacita produtores familiares em agricultura orgânica no Amazonas

Verduras produzidas pela agricultura familiar em Itacoatiara. Foto: Divulgação/Inpa

Conhecimentos técnicos e atividades práticas relacionadas à agricultura orgânica serão repassados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na próxima terça e quarta-feira (10 e 11), durante a 1ª Oficina de Capacitação em Agricultura Orgânica para Produtores Familiares de Itacoatiara. Serão beneficiados mais de 50 agricultores da comunidade do Mineiro, no Km 161 da AM-010.

Na semana seguinte, no período de 17 a 19, o Inpa vai até o município de  Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus), onde ministrará o curso para 90 produtores da comunidade Nova Jerusalém, situada no Km 179 da BR-174.

O curso faz parte das atividades do projeto Feirão do Produtor Rural, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). É coordenado pela pesquisadora do Inpa, Sonia Alfaia, por meio de uma parceria com outras instituições, principalmente a Universidad Sanct Spíritus José Mari Pérez, de Cuba, e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).  

De acordo com a pesquisadora, a demanda do curso em agricultura orgânica tem sido grande por parte dos agricultores. Ela explica que numa primeira fase, o curso foi ministrado aos produtores do Feirão da Sepror. “Nessa segunda etapa e visando atender a outros produtores, a capacitação vem sendo ministrada nas próprias comunidades, que têm solicitado apoio ao Inpa para a realização das referidas oficinas”, diz.

Recentemente, o Inpa capacitou cerca de 50 produtores e produtoras rurais em agricultura orgânica da comunidade do Mineiro. “Por causa da grande procura pelo curso, que aconteceu nos dias 28 e 29 de dezembro, uma segunda oficina será realizada, visando atender a uma maior quantidade de produtores naquela comunidade”, explica Alfaia.

O curso utiliza o método participativo com as comunidades e inclui atividades teóricas, dinâmicas, troca de experiências, sensibilização do grupo na temática envolvida e atividades práticas. Serão abordados os seguintes temas: princípios agroecológicos, produção de adubos orgânicos, manejo agroecológico de pragas e doenças, e práticas de manejo do bananal com ênfase na multiplicação do rizoma para produção de mudas.

Para a pesquisadora Sonia Alfaia, a produção orgânica de alimentos, por meio do manejo agroecológico, é uma alternativa e uma necessidade para desenvolver modelos de agricultura sustentável e corrigir os efeitos negativos do modelo de agricultura convencional.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade