Inpa capacita produtores familiares em agricultura orgânica no Amazonas

Verduras produzidas pela agricultura familiar em Itacoatiara. Foto: Divulgação/Inpa

Conhecimentos técnicos e atividades práticas relacionadas à agricultura orgânica serão repassados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na próxima terça e quarta-feira (10 e 11), durante a 1ª Oficina de Capacitação em Agricultura Orgânica para Produtores Familiares de Itacoatiara. Serão beneficiados mais de 50 agricultores da comunidade do Mineiro, no Km 161 da AM-010.

Na semana seguinte, no período de 17 a 19, o Inpa vai até o município de  Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus), onde ministrará o curso para 90 produtores da comunidade Nova Jerusalém, situada no Km 179 da BR-174.

O curso faz parte das atividades do projeto Feirão do Produtor Rural, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). É coordenado pela pesquisadora do Inpa, Sonia Alfaia, por meio de uma parceria com outras instituições, principalmente a Universidad Sanct Spíritus José Mari Pérez, de Cuba, e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).  

De acordo com a pesquisadora, a demanda do curso em agricultura orgânica tem sido grande por parte dos agricultores. Ela explica que numa primeira fase, o curso foi ministrado aos produtores do Feirão da Sepror. “Nessa segunda etapa e visando atender a outros produtores, a capacitação vem sendo ministrada nas próprias comunidades, que têm solicitado apoio ao Inpa para a realização das referidas oficinas”, diz.

Recentemente, o Inpa capacitou cerca de 50 produtores e produtoras rurais em agricultura orgânica da comunidade do Mineiro. “Por causa da grande procura pelo curso, que aconteceu nos dias 28 e 29 de dezembro, uma segunda oficina será realizada, visando atender a uma maior quantidade de produtores naquela comunidade”, explica Alfaia.

O curso utiliza o método participativo com as comunidades e inclui atividades teóricas, dinâmicas, troca de experiências, sensibilização do grupo na temática envolvida e atividades práticas. Serão abordados os seguintes temas: princípios agroecológicos, produção de adubos orgânicos, manejo agroecológico de pragas e doenças, e práticas de manejo do bananal com ênfase na multiplicação do rizoma para produção de mudas.

Para a pesquisadora Sonia Alfaia, a produção orgânica de alimentos, por meio do manejo agroecológico, é uma alternativa e uma necessidade para desenvolver modelos de agricultura sustentável e corrigir os efeitos negativos do modelo de agricultura convencional.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade