Alunos da UEA vencem desafio ‘Baja Sae Brasil 2017’

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe Baja da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conquistou o título de melhor equipe da região norte no desafio “Baja Sae Brasil 2017”. As provas ocorreram entre os dias 9 e 12 deste mês em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O veículo off-road que disputou a competição foi desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A equipe Baja é constituída por alunos de vários cursos da Universidade do Estado do Amazonas (Foto:Divulgação/Fapeam)

De acordo com a UEA, a equipe Baja é constituída por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da Escola Superior de Tecnologia (EST). A construção do veículo off-road para participação no Baja Sae Brasil contou com envolvimento de 17 alunos. O projeto é coordenador pelo professor doutor Eduardo Barreda.O projeto Baja UEA surgiu no ano de 2011, mas só em 2013, com o financiamento da Fapeam, foi possível construir a oficina localizada na Escola Superior de Tecnologia (EST), situada na Av. Darcy Vargas, na Zona Centro-Sul de Manaus. Com a estrutura pronta, a Baja UEA iniciou de fato os projetos e no início de 2015 conseguiu embarcar para Piracicaba, para a primeira competição da história da equipe.O carroO carro possui uma estrutura tubular em aço, quatro rodas, motor de 10HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90 m de altura e 113,4 quilos de peso. Os sistemas de suspensão, freios e chassi foram feitos pelos estudantes, além do sistema de telemetria, que faz o monitoramento do que está acontecendo com o carro enquanto está na pista.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Funai e MPI se unem para aprimorar prevenção e resposta às mudanças climáticas nas terras indígenas

Foi promovido um amplo debate com outros órgãos para aprimorar as medidas de prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos nas terras indígenas. 

Leia também

Publicidade