O e-Título é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e já está sendo adotado em todo o país. “O eleitor pode baixar aplicativo nas lojas e, depois, inserir os seus dados. Inserindo todos os dados deve aparecer na tela do celular a via digital do Título de eleitor”, explica Ana Aguiar, auxiliar da Presidência do TSE.
Se a pessoa não se lembrar do número do seu título é possível, orienta a magistrada, encontrá-lo no site do www.tse.jus.br. “A esquerda tem um serviço chamado Situação Eleitoral, o eleitor clicando ali, inserindo o seu nome e a data de nascimento, vem a situação eleitoral e juntamente o número do Título de eleitor que ele pode usar para acessar o e-Título.
“Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os dados sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título. O software se apresenta também como uma alternativa ao uso de papel, contribuindo para maior economia em suprimentos de impressora usado na impressão de segundas vias.