As ocasiões que possibilitam ver a passagem do planeta Mercúrio e também de Vênus em frente ao sol são atípicas. O último trânsito de Mercúrio ocorreu em 2016, e o próximo só ocorrerá em 2032. As passagens do planeta Vênus em frente ao sol são mais raras ainda, tendo a última ocorrido em 2012 e a próxima só ocorrerá em 2117. “Estes planetas, que possuem órbitas internas à da Terra, podem ser vistos ‘transitando’ em frente ao disco do Sol. Mas não são fenômenos frequentes, sendo estas ocasiões muito mais raras para Vênus do que para Mercúrio”, explica o professor Luís Crispino, coordenador do Nastro.
Durante o trânsito de Mercúrio, o planeta será visto como um pequeno ponto passando em frente ao disco Sol, e as observações do sol, como é o caso desse fenômeno, têm que ser feitas com devido cuidado. “Se as observações forem feitas indevidamente, podem causar problemas irreversíveis à visão. Não recomendamos que as pessoas realizem observações do Sol sem a ajuda de profissionais da Astronomia”, aconselha ainda o professor Luís Crispino.
“Para assegurar que os interessados tenham uma boa experiência de observação, airá disponibilizar no Forte do Castelo pelo menos quatro telescópios, devidamente equipados, para a realização com segurança das observações solares”, afirma Igor Coimbra, Coordenador dos Projetos de Extensão associados ao Nastro. Haverá ainda professores, técnicos, bolsistas e voluntários do Núcleo de Astronomia da UFPA esclarecendo o público sobre este e outros fenômenos astronômicos.
Nastro
O Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (NASTRO/UFPA) é um centro de ciência localizado na Amazônia Brasileira, dedicado a difundir o conhecimento em Astronomia e Astronáutica ao público em geral. Ao longo de mais de dez anos de , o núcleo promoveu e promove diversas atividades, incluindo observações astronômicas, demonstrações de conceitos científicos utilizando equipamentos industrializados e de baixo custo, seminários e oficinas.