As duas usinas podem acabar com o racionamento de energia no estado.
A entrada em funcionamento de duas termelétricas no Amapá neste sábado pode pôr fim ao racionamento de energia no estado.
Os 47 geradores instalados nas usinas termelétricas Santana II e Santa Rita vão gerar 45 megawatts de energia.
As unidades são operadas e os trabalhos estão sendo conduzidos pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil – a Eletronorte.
A carga de energia do Amapá é de 250 megawatts. De acordo com o Ministério de Minas e Energia desde quinta-feira, 86% desta carga média foi restabelecida, cerca de 215 megawatts.
Com a geração das termelétricas, a demanda de energia no Amapá ficará suprida em 100%.
Com isso, a CEA, Companhia de Eletricidade do Amapá, já estuda o fim do rodízio a partir da nova oferta. A informação é da assessoria de comunicação da empresa, responsável pela distribuição de energia no estado.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o pleno restabelecimento só ocorrerá quando o transformador, levado do município amapaense de Laranjal do Jari para Macapá, for montado. A previsão é que o equipamento entre em funcionamento até a próxima quinta-feira.
Neste sábado (21), o presidente Jair Bolsonaro viaja este sábado ao Amapá. A agenda do presidente no estado ainda não foi divulgada.
Um apagão no dia 3 de novembro deixou 13 dos 16 municípios do Amapá totalmente no escuro. Quatro dias depois, o fornecimento começou a ser retomado parcialmente. A energia passou a ser distribuída em sistema de rodízio.
E essa semana, na terça-feira, um novo apagão atingiu o estado por cerca de cinco horas. As causas dos dois blackouts ainda estão sendo investigadas.
Bolsonaro no Amapá
Após quase 3 semanas de apagão no Amapá, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro deve visitar o Amapá neste sábado (21), na companhia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para verem de perto a situação no Amapá. As informações são do Planalto.
A previsão é de que o presidente saia de Brasília às 12h30min. Em Macapá, está prevista uma visita à subestação Santana, seguida de visita a uma segunda estação, Santa Rita, e retorne para Brasília às 18h.