Secel disponibiliza publicações raras de Marechal Rondon para consulta e download

A leitura das publicações possibilita uma visão do projeto humanista empreendido por Rondon e proeminentes cientistas, brasileiros e estrangeiros

Nesta terça-feira (05) comemora-se 155 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon. Mato-grossense do distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, Marechal Rondon é uma das personalidades mais homenageadas no Brasil, dando nomes a cidades, rodovias, ruas, escolas, aeroporto, prédios públicos e o Estado de Rondônia. O dia de seu aniversário é também o Dia Nacional das Telecomunicações, estabelecido em sua homenagem.

Para celebrar a data, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) disponibiliza novamente o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon. A obra foi publicada em 2015 com o apoio da então Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e liberada para consulta e download gratuitos no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

Considerado por pesquisadores e brasilianistas como uma obra raríssima, o relatório foi inteiramente escrito pelo próprio Marechal Rondon ao liderar a “Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas”. Instituída em 1907 na gestão do presidente Afonso Pena, a expedição conhecida como Comissão Rondon teve o objetivo de fazer as linhas telegráficas alcançarem a região amazônica.

O relatório científico da Comissão Rondon integrou o projeto “O Brasil pelos brasileiros” (também disponível AQUI), coordenado pelos servidores da Secel Fernanda Quixabeira e Luciwaldo Pires de Ávila, com a curadoria da profa. Dra. Elizabeth Madureira Siqueira, da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). O projeto resgatou 86 publicações raras e preciosas resultantes das expedições organizadas por Cândido Rondon, em décadas de trabalho desde a expedição em 1907.

A leitura das publicações possibilita uma visão do projeto humanista empreendido por Rondon e proeminentes cientistas, brasileiros e estrangeiros, que o acompanhava nas viagens. Com trabalhos nas áreas de linguística, cartografia, botânica, geologia, zoologia, antropologia e etnografia, as obras trazem as três frentes integradas de ação: a implantação de linhas telegráficas e estratégicas, o Serviço Nacional de Proteção aos Índios, e as expedições científicas, com destaque para a realizada com o presidente norte-americano Theodore Roosevelt.

Conterrâneo de Rondon, de Santo Antônio do Leverter, o titular da Secel, Allan Kardec, celebra a data e a importância de tornar acessível as experiências de Cândido Rondon.

“Marechal Rondon foi um grande desbravador nascido em Mato Grosso que possibilitou conquistas científicas e culturais para todo o país. Honramos sua visão humanista e seu legado como indigenista, pacifista e Patrono das Comunicações. Viva Rondon!”, comemora o secretário.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Primeira borracha feita com látex 100% da Amazônia é lançada no Brasil

De acordo com a Mercur, a iniciativa busca valorizar o trabalho de comunidades extrativistas e ampliar o portfólio de produtos com matérias-primas renováveis no setor educacional.

Leia também

Publicidade