Um caso inusitado chamou a atenção dos moradores do município do Cantá, Norte de Roraima. De acordo com informações do G1 Roraima, uma jovem de 18 anos deu à luz dentro do carro da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). O bebê nasceu na noite desta quarta-feira (22) com a ajuda de um sargento da Polícia Militar.
O parto aconteceu quando a moça era transportada da comunidade indígena da Malacacheta, para a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. A técnica de enfermagem e o motorista da picape pararam na Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (Ciptur), na BR-401, para pedir ajuda da Polícia Militar.
“A bolsa rompeu e o sargento Figueredo ajudou a jovem a dar à luz. O filho dela nasceu dentro da picape [da Sesai] na parte traseira. O policial teve sucesso em salvar a vida do bebê”, disse a tenente Dyanna.
Ainda de acordo com ela, o sargento recorreu a técnicas de massagem cardiorrespiratória para garantir a respiração do bebê. O procedimento é uma medida natural e o bebê passa bem. “Ele passa bem e foi levado para a Maternidade Estadual pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Todo o trabalho de parto foi feito com segurança”, afirma a oficial.
Na avaliação da tenente, a maneira como o sargento conduziu a situação foi fundamental para o sucesso do parto do bebê. “Ele [sargento] manteve a tranquilidade e confiança, embora a técnica [de enfermagem] estivesse muito nervosa e pouco otimista [para a realização do parto]”, ressalta a tenente.