Região Norte registra chuvas acima do esperado para o inverno amazônico

Na Região Norte do País já choveu mais que o esperado para o inverno amazônico deste ano. O período de 2019 registrou chuvas intensas, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em duas capitais já choveu, nas três primeiras semanas, mais que a média prevista para todo o mês de janeiro. Em Macapá, no Amapá, choveu 80 milímetros a mais que o previsto para janeiro. Em Rio Branco, no Acre, choveu mais de 10 milímetros que o esperado.

Veja também: Manaus terá nível elevado de chuva nos próximos dias, diz especialista

A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, informou que Belém está quase na média, com 293,3 milímetros. Manaus, capital do Amazonas, também está quase dentro da média. Quase 100 milímetros de chuva foram registrados, neste período, na capital Porto Velho. A única exceção, com poucas chuvas, é verificada em Roraima.
 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia 

De acordo com o Inmet, a previsão é que as chuvas continuem intensas até o final de janeiro. O inverno amazônico ocorre entre dezembro e maio na Região Norte, quando as águas de rios e igarapés sobem causando alagamentos em áreas próximas aos mananciais.
 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade