Mal terminaram as festividades de final de ano e o comércio varejista de Manaus já se prepara para as tradicionais liquidações de janeiro. Com os bons resultados do setor nas vendas de Natal, a ordem é queimar os estoques das lojas com descontos de até 70% e facilidades na hora de pagar. A ação é aguardada por consumidores que aproveitam os preços baixos para comprar produtos variados e para os lojistas de diversos segmentos que veem a chance de renovarem suas coleções.
Tendo em vista a melhora sensível do comércio durante as vendas natalinas, com projeção de alta de 4% a 5%, frente a 2016, a estimativa é que também haja incremento nas liquidações pós-Natal, disse o presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), José Roberto Tadros. “Nesse período, os lojistas fazem a tradicional queima de estoques para atrair os clientes com produtos que entram em liquidação para não perderem a sequência de vendas. Sendo a oportunidade para quem não pôde comprar no fim de ano e esperou essas ofertas”, disse Tadros ao destacar, que com as vendas maiores no Natal, o saldo dos estoques está menor.
“Diferente de anos anteriores, em que se fazia um investimento maior em mercadorias, para 2017 ainda havia um certo temor durante a época natalina. Isso freou os grandes estoques, mas com as boas vendas o saldo para as liquidações acabou sendo menor”, analisa o empresário. Segundo Tadros, com a melhora em indicadores econômicos, a tendência do comércio é aumentar o faturamento no período das férias e estender para Carnaval e retomada escolar. “As vendas já devem crescer este mês, mas a partir de fevereiro deve ser mais significativa em cima de itens escolares, fardamentos e calçados, além de fantasias e adereços de carnaval”, acrescenta o presidente da Fecomércio. No caso do Shop do Pé, os preços baixos já estão sendo praticados antes mesmo do fim de ano. Em dezembro, a rede fez a campanha “Bota Fora Shop do Pé”, com até 30% de descontos em todos os produtos, conta a gerente de marketing da rede, Luana Melo. “A chuva atrapalhou um pouco a movimentação de pessoas no centro da cidade, mas ainda assim, tivemos um ano bem melhor em vendas que o anterior, o que atendeu as expectativas”, disse.
Com o sucesso da liquidação, a partir deste sábado (6), a rede se prepara para voltar a ofertar os descontos de até 30% e preços de fábrica. “Todas as lojas estarão com o saldão que deve durar até os estoques acabarem, são itens marcados que poderão ser parcelados em até 10 vezes sem juros para compras acima de R$ 120”, frisa Luana. Ela informou ainda que desde a última terça-feira (2 ), a rede também está com a tradicional campanha de ‘Volta as Aulas’.
“O mês de janeiro costuma ser fraco para as vendas e apostamos nessa campanha, que já é considerada o nosso segundo Natal para alavancar o faturamento”, destaca a gerente. Não há diferenciação para a forma de pagamento e as mercadorias podem ser parceladas em 10 vezes no cartão.
Shoppings embarcam nos descontos
Os shoppings da cidade também trazem descontos e em algumas lojas, os preços caem até 70%. No Manaus Plaza Shopping, já começou o “Liquidou Plaza” que vai até dia 8 de janeiro. A expectativa do centro de compras é uma alta de 10% no volume de vendas, em relação ao mesmo período de 2017.
Ainda segundo o shopping, mais de 80% das lojas estão participando da campanha, oferecendo descontos de 10% a 70% em produtos, entre eles roupas, calçados, acessórios, perfumaria, eletrônicos, jogos, celulares e outros. O clima de queima de estoque também já chegou no Manauara Shopping que no próximo dia 9, faz sua primeira grande liquidação do ano, a “Terça Revolucionária”. Lojas de diversos segmentos vão oferecer descontos de 25% a 70% em suas vitrines, além de ações especiais que devem movimentar o centro de compras. Com o mote “Seu Dinheiro Vale Mais”, a liquidação do shopping inclui ainda estacionamento gratuito para o período de três horas, no dia do mega saldão e horário de funcionamento ampliado, das 9h às 23h. A partir de hoje (4) até domingo (7), o Sumaúma Park Shopping apresenta o seu ‘Ofertaço Sumaúma’ e estará com inúmeras lojas com preços mais em conta de até 50% de desconto. O centro de compras funcionará de segunda à sábado, das 10h às 22h e domingo, das 14h às 20h.
saiba mais
Vendas confirmam previsões do comércio de Manaus
Vendas no varejo crescem no Amazonas
UCI Sumaúma lança promoção para todos os filmes em exibição em Manaus
Direitos do Consumidor O Procon-AM recomenda cautela na hora de adquirir os produtos e alerta, que o consumidor deve se resguardar nas regras gerais por vício (defeito que pode ser sanado) ou de fato, (o que oferece risco e insegurança de uso). A garantia em itens com vício é de 30 dias, podendo ser trocado ou restituído o valor pago.
Na fase de saldão, o órgão de defesa do consumidor informa que na hora da compra das mercadorias, o que se considera é a utilidade da mesma. “No caso, por exemplo, de uma avaria representada em uma batida na geladeira, que apesar da estética deve funcionar perfeitamente”, explica o chefe do setor jurídico, Maurílio Brasil. Para mais informações, ligar para 0800 092 1512.