Prejuízo com fraudes na merenda escolar do Amapá chega a R$ 2 milhões

Dois milhões de reais foram desviados e ao menos 52 escolas da capital do Amapá ficaram sem merenda. Na manhã desta terça-feira (31), a ex-secretária de educação do estado Conceição Medeiros foi levada para depor na Polícia Federal.A fraude está sendo investigada por uma operação conjunta do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal e Ministérios Públicos Federal e Estadual. Estão sendo apuradas irregularidades na relação entre servidores da Secretaria de Educação do Amapá e fornecedores de alimentos.De acordo com as investigações, diretores assinavam o termo de recebimento dos alimentos sem que as merendas fossem entregues. Algumas das supostas entregas teriam sido feitas no período de férias escolares. O Delegado da Polícia Federal do Amapá Igor de Souza Barros explica que apenas uma das empresas foi alvo das investigações nesta primeira fase e que já se sabe do envolvimento de outras organizações.

Foto: Divulgação / Agência Brasil

A operação, que foi batizada de Senhores da Fome, cumpriu ainda nesta terça-feira três dos quatro mandados de prisão temporária expedidos, sete mandados de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão em Macapá.Dentre os presos, nesta primeira etapa da operação, estão empresários e servidores públicos. Uma pessoa ainda está foragida.Em coletiva, a atual Secretária de Educação do Amapá Goreth Souza falou que foi a própria Secretaria que fez a denuncia ao detectar irregularidades.Os investigados vão responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e falsidade ideológica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade