Prefeitura anuncia obra emergencial no Complexo Ver-o-Peso, em Belém

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, entregou, nesta segunda-feira (1), ao Ministério Público Federal (MPF) documento no qual informa que a Prefeitura de Belém está disponibilizando R$ 6 milhões de reais destinados a uma obra emergencial na feira do Ver-o-Peso, que vai contemplar, principalmente, a troca das lonas da cobertura, reforma do piso e uma completa revisão do sistema elétrico do local.

“Nós vamos fazer um investimento buscando manter a qualidade de vida e a dignidade a quem trabalha no local. O investimento é devido às necessidades encontradas na feira, em razão dos riscos do sistema elétrico e deterioração total das lonas de cobertura”, anunciou Zenaldo Coutinho.

Foto:Divulgação/Prefeitura de Belém

Cinco anos depois de tentar executar o projeto de reforma geral do complexo, impedido por uma série de mudanças impostas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e por alguns setores de permissionários, destacando o de hortifruti, o que, nas últimas reuniões, inviabilizou o projeto, a Prefeitura optou pela troca da cobertura e outras ações emergenciais que já não podem esperar, não apenas pela deterioração do espaço, mas pelos riscos das atuais instalações da rede elétrica. O prefeito Zenaldo Coutinho ressaltou que o projeto definitivo segue sendo discutido.

“Devido à urgência e situação de deterioração, a Prefeitura está tomando a decisão de fazer de imediato uma reforma no Ver-o-Peso, para que se atenda melhor aos usuários e feirantes. Mas não deixaremos de discutir as melhorias de um grande e definitivo projeto”, completou.

Emergenciais

Além de Zenaldo Coutinho, estiveram presentes na reunião, a procuradora da República, Nathália Mariel; os titulares das secretarias de Urbanismo (Seurb), Anette Klauatau; de Economia (Secon), Rosivaldo Batista; de Gestão e Planejamento (Segep); Nazaré Costa e Procuradoria Geral do Município, Bruno Freitas. “Sobre os reparos emergenciais, vamos acompanhar a legalidade e a execução das obras, dentro do prazo estipulado e com eficiência”, destacou Nathália Mariel, procuradora da República.

 

Para acompanhar a evolução da obra será criada, também, uma Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO), integrada pelos feirantes do local. Uma reunião entre o prefeito Zenaldo Coutinho e os feirantes de todos os setores do Ver-o-Peso, para tratar das obras emergenciais, está marcada para tarde desta terça-feira, dia 2.

“Precisamos fazer uma ação emergencial e estamos propondo uma readequação e reforma para dar salubridade e higiene. Vamos fechar o processo de licitação para fazer uma obra de reforma de troca de lonas, manutenção de toda a parte elétrica e reparo de pisos”, explicou Annete Klautau, titular da Seurb.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade