Polícia descobre túnel usado para desviar energia em Castanhal (PA)

O esquema de desvio de energia elétrica era feito numa indústria de fabricação de polpas de frutas, localizada na rodovia PA-136, em Castanhal, nordeste do estado. O túnel escondia três cabos de alta-tensão que eram usados na ligação clandestina.
Há cerca de 30 dias, a Polícia Civil monitorava junto à Celpa – Centrais Elétricas do Pará o consumo de energia da “Amazon Polpas”, que atua principalmente com a exportação de açaí. A concessionária constatou a existência de desvio de energia elétrica, pois o consumo registrado não era compatível com o porte da empresa.
Segundo a Polícia Civil, a ligação clandestina era ativada todos os dias, sempre à noite, por volta de sete horas, e ficava ligada até as cinco horas da manhã do dia seguinte. Aos finais de semana, a energia elétrica era desviada desde o início da noite de sábado até o final da madrugada de segunda-feira.

Foto: Divulgação / PC PA
Estimativas da Celpa são de que a indústria deixava de pagar, em média, 100 mil reais por mês.
O proprietário será responsabilizado judicialmente por furto qualificado, além de ser multado e ter o fornecimento de energia da indústria interrompido até a regularização.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa de professora paraense recebe Prêmio ‘Ciência pela Primeira Infância’

O estudo teve o propósito de pautar discussões acerca da garantia dos direitos à população infantil quilombola na Amazônia.

Leia também

Publicidade