PMDB é a sigla com maior participação nas Eleições 2016 na Amazônia Legal

O Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é um dos maiores do Brasil. O tamanho da sigla refletiu no resultado das Eleições 2016 na Amazônia Legal. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla foi a que elegeu o maior número de prefeitos nos cerca de 800 municípios da região, com 12,98% dos candidatos eleitos. Outros dois partidos que se destacam entre os nove estados amazônidas são Partido da Social Democracia Brasileira do Amazonas (PSDB), com 8,24% dos prefeitos eleitos, e Partido Social Democrático (PSD), 7,99%. Segundo o tribunal, 31 partidos participaram do pleito na região.

Análise

O cientista político e professor universitário Helso Ribeiro, explica que o PMDB é o partido brasileiro com maior número de filiados e o que está presente no maior número de municípios. “Eles têm uma estratégia de número, então boa parte dos municípios brasileiros tem um diretório do partido. Essa é uma característica do partido que acaba congregando pessoas de todos os tipos de ideologia”, diz.

Segundo Helso, outra característica marcante é que, geralmente, os membros do PMDB participam das principais instituições das regiões brasileiras. “O PMDB nasceu de um partido mais antigo, que foi até contra a Ditadura Militar. Atualmente, a forma de atuação política é que faz com que ele esteja sempre presente ou próximo do poder nos municípios e estados. Por isso o número expressivo da participação do partido nestas eleições”, finaliza.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade