Plano de contingência para enchentes reforça cuidados em meio à pandemia

O plano trata, ainda, sobre o perfil epidemiológico do estado e doenças comuns a esse período de chuvas e cheia dos rios

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as estratégias em várias áreas da sociedade tiveram que ser modificadas e adaptadas. Assim, a Saúde passa a ser protagonista nas ações tendo em vista que ela trata de protocolos sanitários e de prevenção à infecção. No Acre, soma-se à pandemia a época chuvosa, conhecida como inverno amazônico, quando as alagações se tornam comuns.

Prezando pela saúde do acreanos, a  Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), junto com órgãos parceiros como a Defesa Civil do Estado, montou um plano de contingência para estar à frente e preparado para lidar com famílias desabrigadas. Mais do que nunca é preciso redobrar o cuidado para que não ocorra a propagação do coronavírus.

 O plano trata, ainda, sobre o perfil epidemiológico do estado e doenças comuns a esse período de chuvas e cheia dos rios. São elas: doenças gastrointestinais agudas, doenças de transmissão hídrica e alimentar (hepatites A e E, cólera, botulismo), doenças transmitidas por vetores e zoonoses (leptospirose, acidentes por animais peçonhentos), doenças de pele (dermatites), além de doenças parasitárias (verminoses) e doenças do trato respiratório (gripe, conjuntivite, infecções de vias aéreas agudas e superiores).

Um dos pontos importantes do plano diz respeito ao monitoramento da qualidade da água para consumo humano, que fica a cargo do setor de Vigilância Ambiental, por meio do Programa Vigiágua. Outra estratégia adotada é o acesso ao hipoclorito de sódio, quando necessário.

O plano de contingência também orienta que as secretarias Municipais de Saúde atendam recomendações específicas sobre vacinação, disponibilizem insumos necessários para prover a Rede de Frio e organizem a distribuição de insumos estratégicos conforme as necessidades locais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade