Operação fará mil abordagens a ônibus por dia na Grande Belém

Foi lançada na tarde desta quinta-feira (26) a operação “Ônibus Seguro”, que visa reduzir o índice de roubo a ônibus na Região Metropolitana de Belém. Em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Belém (Setransbel) e apoio dos rodoviários, a operação da Polícia Militar do Pará deve realizar cerca de mil abordagens a ônibus por dia.
O procedimento da operação é simples: acionados pelos próprios motoristas, ou em caso de suspeita, os policiais militares irão abordar o coletivo e registrar o início da ação por meio de um cartão eletrônico semelhante ao “Passe Fácil”. Em seguida, os passageiros serão informados sobre a operação e, conforme a necessidade, serão feitas revistas policiais.
Em alguns casos, os policiais devem fazer uma parte do trajeto dentro dos ônibus para manter a segurança dos passageiros. Transcorrendo tudo dentro da normalidade, os policiais irão novamente passar o cartão eletrônico e registrar o término da operação. Caso haja flagrante de ato ilícito, a viagem será interrompida e o suspeito conduzido para a delegacia mais próxima.

Foto: Divulgação / Agência Pará
A operação Ônibus Seguro começou a ser planejada no início deste ano, quando o Comando da PM procurou o Setransbel para juntos buscarem soluções para combater a prática de crimes nos ônibus. Uma ação semelhante, denominada “Operação Busca Implacável”, já estava em curso no estado do Maranhão, onde a polícia conseguiu reduzir em 25% o número de roubos a ônibus. Inspirada na mesma ideia, a Ônibus Seguro deve tornar as viagens nos coletivos mais seguras.
O coronel Luís Carlos Rayol, comandante do Comando de Policiamento da Capital, explica que o fator surpresa é o maior diferencial da operação, já que ela será implementada em toda a Região Metropolitana e a qualquer momento. “Nós já vínhamos fazendo a Operação Bloqueio, mas com essa ferramenta vamos estar cada vez mais perto do cidadão”, destacou o coronel.
Natanael Romero, diretor de Operações do Setransbel, destaca que no primeiro treinamento para a operação, realizado em setembro deste ano, um traficante foi detido dentro de um ônibus na Avenida Pedro Álvares Cabral, uma das principais vias da cidada. O diretor também explica que os relatórios com a produtividade da operação servirão de base para que a PM elabore novas estratégias de ação. “Essa operação preventiva a gente acredita que vai ter um excelente resultado”.
DADOS
Segundo a própria PM do Pará, de janeiro a junho de 2017, já foram registrados 720 assaltos a ônibus em Belém. Uma média de 4 assaltos por dia.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade