Odin, Chronos, Thor, Arya, Safira, Zara, Ticuna e Gaia, esses são os nomes escolhidos para os filhotes da cadela Celi, da raça Rastreador Brasileiro. A cachorra deu à luz a oito filhotes e a Companhia de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar decidiu fazer uma campanha nas redes sociais para que os internautas escolhessem os nomes dos filhotes.
Segundo o capitão Paulo Padilha, do Cipcães, a cadela teve oito filhos, cinco fêmeas e três machos, no mês de fevereiro, e os cachorrinhos estão sendo analisados pela companhia para que atuem no quadro funcional do Núcleo de Busca e Resgate da CipCães. “Os cachorros vão passar para uma bateria de testes para ver se eles se enquadram no serviço”, afirmou.
A ideia de fazer um concurso na internet surgiu para aproximar a CipCães da comunidade manauara. O post foi publicado no dia 28 de fevereiro e ganhou diversos comentários. “A gente gostou da repercussão, e as pessoas deram nomes diferentes. Optamos pelos nomes mais criativos”, falou o capitão.
De acordo com o capitão Padinha, a cadela Celi já é experiente e auxiliou a PM em diversas operações, localizando várias vítimas, inclusive o soldado Paulo Sérgio Portilho, assassinado em novembro de 2017. “A Celi está quase para se aposentar, então decidimos deixar ela procriar, espero que esses filhotes consigam fazer um trabalho tão bom quanto o da mãe”, disse.