No Pará, operação Corpus Christi cumpre decreto que fecha praias e balneários de Belém, Salinas e Barcarena

A ação se baseia no Decreto Estadual nº 800, que contém as medidas para manter o isolamento social no combate à proliferação da Covid-19.

Para prevenir a proliferação da Covid-19, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11), quando é comemorado o feriado religioso de Corpus Christi, agentes do Detran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros montaram barreiras de fiscalização no acesso das praias do Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina, em Salinópolis, um dos locais mais procurados nas férias escolares e feriados. O mesmo aparato foi feito, também, nas praias de Mosqueiro, distrito de Belém, e Caripi, em Barcarena. A operação, que ocorrerá até o domingo (14), é coordenada pela Secretaria de Segurança pública e Defesa Social do Pará (Segup).

Barreiras de fiscalização estão nos acessos das praias do Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina, em Salinópolis. (Foto:Divulgação/agência Pará)

A ação se baseia no Decreto Estadual nº 800, que contém as medidas para manter o isolamento social no combate à proliferação da Covid-19. Entre elas, está a determinação do fechamento de praias, igarapés, balneários, clubes e similares, além da suspensão do transporte coletivo intermunicipal por meio rodoviário ou hidroviário.

Ao todo, 1.200 servidores estão empregados em toda a operação, entre agentes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Defesa Civil e Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

“Nós trabalhamos conjuntamente para hoje deflagrar essa operação, que conta com ações de ostensividade, de prevenção e de orientação à população, desde a saída da Região Metropolitana de Belém, até nos balneários e praias” – Rômulo Rodovalho, secretário adjunto Operacional da Segup.


Sanções 

Polícia Militar e Detran agem para evitar aglomerações. (Foto:Divulgação/Agência Pará)

Além das ações ostensivas e preventivas no combate à criminalidade, a operação também vai dar orientações sobre o cumprimento do decreto governamental.

“Caso haja necessidade, vamos aplicar advertências e multas tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. Infelizmente, o momento ainda exige cautela e consciência da população paraense, pois o vírus ainda circula entre nós, tanto na capital quanto no interior”, enfatiza o secretário.


O decreto proíbe aglomerações e determina a adoção das medidas de higiene pessoal e do uso de máscara para conter a proliferação da Covid-19. Também dispõe sobre as penalidades em caso de descumprimento das determinações, que incluem multa diária de até R$ 50 mil, embargo ou interdição de estabelecimentos e até prisão por desobediência.

Reforço



A Polícia Civil está com reforço e funcionamento 24 horas nas seguintes delegacias: Cremação, Marambaia, Icoaraci, Marituba, Mosqueiro, Outeiro e Benevides. O Corpo de Bombeiros faz orientação nas praias e balneários sobre as determinações do decreto governamental. A Polícia Militar – que também atua para evitar aglomerações – e o Detran estão com barreiras nas vias de acesso a praias e balneários. O GFlu está fiscalizando portos da Região Metropolitana de Belém, com apoio da Arcon, e também praias e balneários.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade