Mato Grosso lidera número de ocorrências de crimes eleitorais na Amazônia

O Estado do Mato Grosso lidera o número de ocorrências de crimes eleitorais na Amazônia. Desde o início da votação até o fim da manhã deste domingo (2) foram 76 registros, segundo relatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT) não divulgou detalhes sobre os crimes. AmazonasPará, Acre e Roraima também tiveram ocorrências. Os outros cinco estados da região não registraram ocorrências até o momento.

Ainda em relação ao Mato Grosso, treze destas ocorrências envolvem candidatos, dos quais sete foram presos. Doze não candidatos também foram presos. No Pará, foram 39 ocorrências, onde três candidatos a vereador foram detidos em Belém por boca de urna. Um deles estava distribuindo santinhos em via pública.No Acre, em Rio Branco, não houve ocorrências com prisão até o momento. Três pessoas foram autuadas por boca de urna, uma por propaganda irregular, uma por transporte ilegal e duas por compra de votos. No interior, em Senador Guiomard, uma pessoa foi presa, mas a assessoria do TRE-AC não deu detalhes sobre a ocorrência.

No Amazonas, foram 16 ocorrências de crimes eleitorais, entre as quais, a apreensão de mais de R$ 140 mil. Seis prisões ocorreram em Manaus e os envolvidos foram encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF-AM) por serem consideradas de maior gravidade, como compra de votos. Os demais foram encaminhados à Polícia Civil.

Outras ocorrências

De acordo com dados do TSE, em toda a Amazônia Legal foram substituídas 192 urnas eleitorais devido mau uso ou mau funcionamento. Rondônia foi o Estado com maior número de urnas substituídas, com o total de 38 substituições. Um dos casos mais curiosos aconteceu em São José do Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, onde uma pessoa ateou fogo a uma urna eleitoral. Segundo o TRE-MA o suspeito foi levado pela Polícia Federal.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade