Manaus tem nove candidatos a prefeito e mais de mil para vereador

O prazo para homologar as candidaturas que devem concorrer nas Eleições 2016 terminou nesta segunda-feira (15). Na capital do Amazonas, nove nomes de candidatos a prefeito foram apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e outras 1.105 para vereador. Todas elas ainda precisam passar por julgamento no tribunal para garantir a participação no pleito. Confira abaixo a lista de prefeituráveis:


Prefeituráveis se enfrentarão nas urnas. Foto: Reprodução

‘Por uma só Manaus’ 

Coligação encabeçada pelo atual prefeito da cidade, Arthur Neto (PSDB), e seu vice, Marcos Rotta (PMDB). Arthur busca o segundo mandato consecutivo e terceiro da sua trajetória política, o primeiro foi de 1989 a 1992. Advogado por formação e diplomata pelo Instituto Rio Branco, ele já foi deputado federal, em 1979 e em 1994, por dois mandatos consecutivos. De 2003 a 2010 foi senador pelo Amazonas. Chegou à prefeitura de Manaus em 2012, após vencer uma disputa contra a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B).

O vice, Marcos Rotta é apresentador de TV e já foi deputado estadual pelo Amazonas por quatro mandatos consecutivos de 1999 a 2014. Antes da nova empreitada política, cumpria seu primeiro mandato como deputado federal representando o Estado no Congresso Nacional.

‘Pra Manaus Vencer’

Liderada por Henrique Oliveira (SD) é apresentador de TV e radialista. Renunciou ao mandato de deputado federal (2011-2015) para assumir o mandato de vice-governador do Amazonas com José Melo (PROS). Antes, foi vereador de Manaus pelo PP, de 2009 a 2010. Ao seu lado está o economista Alessandro Bronze, empresário e presidente estadual do PRTB. Esta é a primeira vez que Bronze concorre a um cargo público.

‘Novas ideias, novo caminho’

O deputado federal Hissa Abrahão (PDT) compõe com o deputado estadual Adjuto Afonso uma chapa puro-sangue. Afonso é administrador por formação e está no seu quarto mandato consecutivo desde 1998. Hissa é economista, foi vereador de Manaus de 2009 a 2012 e vice-prefeito de  Arthur Neto, de 2013 a 2014. Em 2015 foi eleito deputado federal.

‘Compromisso com o povo’

Os candidatos que lideram a coligação são o deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) e o líder estudantil Yann Evanovick (PC do B). O economista Wendling foi vereador de Manaus em 2004 e 2008. Em 2010 e 2014 foi eleito deputado estadual. Yann Evanovick foi presidente da União da Juventude Socialista (UJS) e membro da direção da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

‘Sim, é possível!’

O candidato do Rede, deputado estadual Luiz Castro, forma dupla com Aglei Júnior, do PMN. Luiz é advogado, foi prefeito de Envira (1983-1988 e 1993-1996) e está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas desde 1999.

‘Mudança para transformar’

O advogado Marcelo Ramos (PR) lidera a coligação e traz como vice o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, o economista Josué Neto (PSD). Marcelo e Josué possuem trajetórias políticas parecidas foram vereadores antes de conquistarem uma cadeira como deputado estadual.

‘Manaus por nós: construindo o poder popular’

O professor Marcos Queiroz (PSOL) e a sua vice, Taly Nayandra (PCB), lideram a coligação.

‘PSB’

O partido tem o deputado estadual e ex-prefeito de Manaus Serafim Côrrea (PSB) e Cristiane Balieiro como vice. Até o momento o partido não anunciou o apoio de outras legendas.

‘Somos todos Manaus’

Coligação liderada pelo deputado federal Silas Câmara (PRB) e o coronel da Polícia Militar do Amazonas, Amadeu Soares (PSC). Silas representa o Amazonas na Câmara Federal há cinco mandatos consecutivos desde 1999.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade