Incêndio destrói galpão da Usina de Belo Monte no Pará; veja vídeo

Um incêndio no final da tarde desta segunda-feira (11) atingiu um galpão de almoxarifado do Consórcio Construtor de Belo Monte, no Sítio Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará. Segundo nota divulgada pela Norte Energia, a brigada de emergência do canteiro de obras e o Corpo de Bombeiro de Altamira foram acionados e o fogo foi controlado por volta das 21h20.

Segundo o consórcio Construtor, responsável pela área, não houve vítimas, apenas danos materiais. Por medida de segurança, todos os trabalhadores foram retirados do local.

Foto: Reprodução/Twitter

Perícia sobre as causas do incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará em Altamira está aguardando o pedido formal do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) para iniciar as investigações sobre o incêndio que atingiu um galpão da usina no fim da tarde de ontem. À Agência Brasil, o comandante do batalhão, tenente-coronel Valtencir da Silva Pinheiro, informou que a perícia no local deve durar um dia, mas as conclusões só serão divulgadas no fim do mês.

“A conclusão da perícia leva em torno de 15 dias. Mas não era uma área grande. Agora, estamos aguardando eles formalizarem a solicitação e temos que esperar esfriar o ambiente para os levantamentos necessários”, disse.

Mais de 20 bombeiros trabalharam por quase seis horas no combate ao incêndio. O  9º Grupamento foi acionado pouco antes das 18h dessa segunda-feira (11) e encerrou a operação por volta da 1h. O galpão, de cerca de 70 metros de comprimento, segundo os bombeiros, funcionava como depósito de material combustível.

Leia também: Calamidade pública: incêndio atinge cerca de 600 casas no bairro Educandos, em Manaus

De acordo com o comandante, havia outro depósito de material inflamável nas proximidades, mas o fogo foi controlado a tempo e o risco de disseminação do incêndio foi afastado nos primeiros instantes. Enquanto bombeiros militares combatiam o fogo dentro do galpão, funcionários da brigada mantida pela empresa no local atuaram na área externa.

“Internamente, na área das chamas, apenas os bombeiros podem atuar, eles têm caminhões e equipamentos de apoio de menor porte. A brigada atuou de imediato e, graças a isso, todo mundo foi retirado do local assim que o incêndio começou. Ninguém ficou ferido”, afirmou o tenente-coronel.

Veja imagens do incêndio:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rio Negro pode ficar abaixo dos 16 metros em Manaus até fim do ano

Previsão do Serviço Geológico do Brasil é de que o rio permaneça abaixo da cota de segurança até dezembro.

Leia também

Publicidade