Governo intensifica ações para erradicar mosca da carambola exportada do Pará

Representantes do Ministério da Agricultura e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (AdePará) debateram, em reunião nesta terça-feira (26), ações de combate à mosca da carambola.

O objetivo, segundo o governo estadual, é erradicar a praga e manter a qualidade da fruticultura de exportação. A presença da mosca da carambola, que chegou ao Pará por causa do trânsito de pessoas entre os municípios de Laranjal do Jari, no Amapá, e o distrito paraense de Monte Dourado, já foi constatada em outras três cidades paraenses: Melgaço, Breves e Almeirim. Mas, de acordo com o diretor-geral da Adepará, Lucivaldo Lima, a praga está controlada nesses locais.

Foto: Divulgação

Lucivaldo Lima afirma que a fiscalização para identificar a presença da mosca da carambola foi retomada em pelo menos 180 pontos do estado. Além da verificação nas estradas, portos e embarcações também são alvos.

Além disso, uma campanha educativa para a população está em andamento e deve ser intensificada durante o feriado de Carnaval.

O prazo final para que o estado cumpra as condicionantes do Ministério da Agricultura para manter a área livre e aberta para a exportação de frutas é até o dia 31 de março.

Atualmente o Para está entre os 11 maiores produtores do país.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade