Governo federal reconhece situação de emergência em 4 cidades do Amazonas

A estiagem severa que afetou a Amazônia ainda afeta municípios do Amazonas. Nesta sexta-feira (25) o Ministério da Integração Nacional reconheceu, em publicação no Diário Oficial da União (DOU), a situação de emergência em Apuí, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã. Além destes, outros seis municípios em quatro estados também foram contemplados com a medida.O reconhecimento da condição vai garantir o auxílio federal na continuidade das ações de restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água. Também vai permitir que as prefeituras solicitem apoio do governo federal em diversas frentes, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura, entre outros.

Entre as cidades reconhecidas estão: Canudos, na Bahia; Malacacheta, em Minas Gerais; Águia Branca, no Espírito Santo; e Moita Bonita, Poço Verde e Simão Dias, em Sergipe.

O apoio da União é complementar às ações dos estados e municípios. O reconhecimento federal é realizado após decreto oficial de emergência ou calamidade pública dos estados ou municípios e o envio de solicitação à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

O Amazonas mostrou força econômica com o setor de serviços e a indústria, com dados divulgados pela Sedecti após dois anos necessários para consolidação.

Leia também

Publicidade