Funai diz que fotos de indígenas isolados são desrespeito

A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou nota nesta sexta-feira (23) com severas críticas às fotos de indígenas isolados publicadas no site da National Geographic. O órgão também diz que, as imagens, não contribuem para a defesas dos povos indígenas, mas somente “servem interesses de venda de notícias sensacionalistas”.

As fotos, feitas pelo fotógrafo brasileiro Ricardo Stuckert, foram divulgadas na última quarta-feira (22) na matéria ‘Stunning New Photos of Isolated Tribe Yield Surprises‘, assinada pelo jornalista Scott Wallace, e repercutida em diversos meios de comunicação.

Em entrevista ao Portal Amazônia, Stuckert contou que fez as imagens por acaso. Ele também disse que, do helicóptero em que estava, só viu a oca erguida no meio da floresta.

Leia a nota na íntegra:

Primeiramente, a reportagem demonstra desrespeito aos povos indígenas isolados ao expor publicamente indígenas que se mantém em isolamento por decisões próprias. O teor invasivo do sobrevoo e, consequentemente, das fotografias pode ser percebido no semblante de terror dos indígenas e na postura de ataque ao empunhar arcos e flechas contra a aeronave, conforme registrado na própria reportagem. Os efeitos de uma violência simbólica desse nível são social e culturalmente imensuráveis.

A instituição refuta argumentos que defendem que esse tipo de trabalho pode, de alguma maneira, contribuir para a defesa dos povos em questão, uma vez que atende somente aos interesses de venda de notícias sensacionalistas, não segue estratégias de proteção territorial e se omite diante dos direitos dos povos indígenas. Prova disso é o fato de que o trabalho foi realizado à revelia dos trâmites necessários ao controle de acesso a Terras Indígenas, inexistindo autorização de ingresso ou observância do direito de imagem, o que configura violação de direitos fundamentais preconizados na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

A legislação indigenista tem mecanismos de proteção aos povos indígenas isolados e de recente contato, de maneira que a Funai tomará providências para a devida responsabilização dos autores e envolvidos, assim como para o resguardo dos povos indígenas em questão.

Fundação Nacional do Índio (Funai).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade