Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é aberta oficialmente em Belém

Foto: Divulgação/Agência Pará

Centenas de fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nazaré na noite desta terça-feira (4) durante a missa que marcou a abertura oficial da 224ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que traz como tema “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”. A celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira, contou com a presença de padres barnabitas e diocesanos, além de integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré e autoridades locais.

Durante a missa foram empossados o novo Pároco de Nazaré, Pe. Giovanni Incampo, e o novo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Pe. Luiz Carlos Gonçalves.  Ao final da liturgia, Dom Alberto anunciou a abertura oficial do Círio 2016. “É com imensa alegria que a Arquidiocese de Belém dá início à festa de Nazaré, neste que é o Círio da misericórdia, em função do Ano da Misericórdia. Que possamos viver e demonstrar esse sentimento pelo nosso próximo nesse momento tão especial para o povo paraense”, saudou.
Após o proclame, clero, diretoria da festa, representantes do Governo do Estado e Prefeitura de Belém, patrocinadores, apoiadores oficiais do Círio e fiéis acompanharam o acendimento das luzes da fachada da Basílica e dos tradicionais arcos que ornamentam as proximidades da igreja, na Avenida Nazaré. O momento foi marcado pela apresentação da banda sinfônica da Fundação Carlos Gomes, na Praça Santuário, que executou cânticos marianos em homenagem à padroeira dos paraenses.
O Arcebispo aproveitou para convidar a todos para vivenciar este momento de renovação da fé mariana. “O Círio é a sua casa, o Círio é a sua família. Que todos possam viver conosco essa experiência maravilhosa. O Círio tem que experimentar, não dá para assistir. Ou se vive ou nos sentimos estranhos”, disse Dom Alberto Taveira.
“O Círio é um evento de grande destaque do nosso Estado, que reflete a união não só do povo paraense, mas eu diria do povo amazônida pela fé em Nazaré”, reforçou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, que representou o governador Simão Jatene na cerimônia.
A abertura oficial do Círio seguiu com uma solenidade na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. Na oportunidade, o titular da Setur recebeu da Diretoria da Festa de Nazaré, em nome do governador Simão Jatene, um diploma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para a realização do Círio 2016.
Também foram premiados os vencedores do XXII Concurso de Redação do Círio. O primeiro lugar ficou para Marina Marinho Garcia Costa; Hiago Soares Teixeira, conquistou o segundo lugar e Carlos Eduardo Silva da Costa, o terceiro. Os alunos tiveram que produzir um texto que contasse uma história de Misericórdia, com base no tema do Círio deste ano.

Turismo

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), mesmo com a crise econômica que atinge todos os Estados da federação, a festividade de Nazaré deste ano deve atrair cerca de 80 mil visitantes para o Estado. “O Círio é um grande evento turístico do Estado, que deve trazer pessoas de várias partes do Brasil e do mundo para participar deste momento fantástico de fé. Um evento capaz de movimentar a economia de forma significativa, com a produção de muitos postos de trabalho e distribuição de renda”, explicou secretário de turismo, Adenauer Góes.

De acordo com pesquisa realizada pela Setur em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese), Maranhão (15,7%), Ceará (13,6%), Rio de Janeiro (11,6%), Amazonas (9,4%) e Bahia (7,1%) são os principais mercados emissores de turistas para a capital paraense neste período. A pesquisa revelou também que a principal faixa etária é de 35 a 50 anos (31,1%), que o avião (58,3%) é o meio de transporte mais usado, e os visitantes ficam hospedados preferencialmente na casa de parentes (33,2%) e hotéis (32,2%), permanecendo em média 7,38 dias em Belém.

O titular da Setur ressaltou ainda a importância das avaliações e pesquisas realizadas pela secretaria antes e durante o Círio. “Elas são fundamentais para nortear não apenas as ações da Secretaria de Turismo, mas para que sirvam para que a sociedade de modo geral e em particular para o empresariado traçar as suas estratégias”. “A cada ano compreendemos melhor o turismo como atividade econômica e quanto mais avançarmos, mais poderemos ter qualidade de vida e cidadania através do turismo”, finalizou Góes.
Ao todo, 12 romarias oficiais fazem parte do calendário da quadra nazarena. As procissões iniciam na próxima sexta-feira (7) com o traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua, finalizando com o Recírio, no dia 24 de outubro. Os trajetos poderão ser acompanhados em tempo real pelo “Kd a Berlinda?”, aplicativo desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), que já está disponível para download. A localização também poderá ser monitorada pelo site kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade