Em Manaus, Zona Azul divide opiniões de motoristas

Após sete anos parado, o projeto ‘Zona Azul’ finalmente saiu do papel. Nesta quarta-feira (17) o sistema de estacionamento rotativo foi implantado nas principais ruas do Centro de Manaus. O Portal Amazônia conversou com alguns motoristas que falaram se aprovaram, ou não, a iniciativa

Com a implantação do sistema de estacionamento rotativo ‘Zona Azul’, carros e motos só vão poder permanecer na área central por até três horas em cada vaga, além de pagar o valor de R$ 3 por hora. A medida está valendo no perímetro entre as avenidas Leonardo Malcher, Floriano Peixoto, Luiz Antony e Joaquim Nabuco. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Os motoristas têm 30 dias para se adaptarem ao novo sistema, por enquanto, não será cobrado o valor da taxa. Ao todo, 14 monitores, que antes eram flanelinhas, faram selecionados para dar as orientações às pessoas que ainda tem dúvida sobre o ‘Zona Azul’. 

Absurdo

Nas ruas, as opiniões são divergentes. Enquanto, alguns motoristas aprovam a ideia, outros acham um absurdo. “Eu não acredito que para estacionar na Centro será necessário pagar. Eu trabalho aqui, ou seja, vou ter que colocar o meu carro em ruas paralelas? Se alguém roubar o meu veículo, quem vai ser o responsável?”, questionou o vendedor Roberto Teixeira.

Revoltado, o aposentado Francisco Tapajós afirmou que não estacionará mais na Avenida Eduardo Ribeiro. “É muita cara de pau. Já pagamos tantos impostos, e para onde vai esse dinheiro? Manaus poderia ser uma das melhores cidades do Brasil, mas a cada ano a situação piora. Vou evitar estacionar na ‘Zona Azul’.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Justo

A professora de educação física, Bruna dos Santos, costuma ir ao Centro para fazer compras, e achou a ideia justa, principalmente quando se perde horas em busca de uma vaga. “Isso vai acabar com as longas esperas por uma vaga, muitos motoristas se acham os donos dos estacionamentos. Agora, haverá um limite para que outro possa usar a vaga”, contou.

Quem teve uma opinião parecida com a de Bruna foi o taxista Hélio Junqueira. Ele acredita que os motoristas vão pagar um valor justo. “Muitos estacionamentos aqui pelo Centro abusam dos motoristas, achei a ideia da Zona Azul boa. Infelizmente, as pessoas só gostam de ver o lado ruim da história. Creio que a situação vá melhorar para a cidade”, comentou.

Aplicativo

O sistema Zona Azul poderá ser acessado através de um aplicativo, onde o usuário poderá criar uma conta, efetuando a aquisição de créditos através de cartão de crédito, para usar as vagas de estacionamento. O app está disponível nas plataformas Android e IOS.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvore amazônica, Samaúma é escolhida como logomarca do Brics Brasil

Com cores relacionadas às bandeiras dos países-membros e gigante da floresta amazônica como inspiração para a logo, a Presidência do Brasil apresenta projeto visual do Brics 2025.

Leia também

Publicidade