Em Itaituba, moradores decidem em plebiscito pela criação de novo município paraense

O projeto vai para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e se aprovado, segue para sanção do governo do Estado. 

No último domingo (15), além de escolher prefeito e vereadores, os eleitores de Itaituba (distante 1.626 quilômetros de Belém), no Pará, participaram de um plebiscito para decidir sobre a divisão do município e emancipação do Distrito de Moraes Almeida.

Na urna, a pergunta “Você é a favor da divisão do Município de Itaituba para a criação do Município de Moraes de Almeida?” exigia duas respostas, o sim ou não. Com 94,38% de eleitores favoráveis (49.980 votos), os moradores decidiram pela criação do novo município. Os outros 5,62% dos eleitores (2.974 votos) optaram pelo não.

O distrito de Moraes Almeida dica ao longo da Rodovia BR-163, com áreas de fronteira entre os municípios de Novo Progresso, Altamira e Jacareacanga. Segundo dados do IBGE, são pelo menos 10 mil habitantes.

Com a decisão, o processo passa para a Comissão de Divisão Administrativa da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que iniciará o procedimento de estudos de viabilidade econômica e relatórios que posteriormente deverão ser aprovados pelo plenário da Casa. Caso a proposta de criação do município seja rejeitada, o processo é arquivado, e em caso de aprovação, o projeto segue para sanção do governador do Pará.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto paraense desenvolve pesquisas relacionadas à biodiversidade da Amazônia Oriental

A iniciativa busca preencher lacunas sobre o conhecimento ecológico de ecossistemas aquáticos e terrestres, entre outras medidas.

Leia também

Publicidade