Em Belém, cartaz do Círio de Nazaré 2020 é apresentado durante missa na Basílica Santuário

O cartaz foi produzido com elementos que remetem ao Círio deste ano: “Ave Maria, cheia de graça”.

Na noite deste domingo (31) foi apresentado o cartaz do Círio 2020. O cartaz foi produzido com elementos que remetem ao Círio deste ano: “Ave Maria, cheia de graça”. A criação do Cartaz é da agência Mendes Comunicação, com fotografia de Oswaldo Forte.

O cartaz foi apresentado logo após a coroação da Imagem Original de Nossa Senhora, com Missa presidida por Dom Alberto Taveira. 

O cartaz foi produzido com elementos que remetem ao Círio deste ano: “Ave Maria, cheia de graça”. (Arte:Divulgação/Arquidiocese de Belém)

Logo após a divulgação do cartaz, os fiéis constataram falhas na arte representada, em que a Imagem Peregrina aparecia com dedos a mais nas mãos. E em nota, a diretoria da festa pediu desculpas pelo ocorrido e fez as devidas correções. 

Com a falha, as vendas dos cartazes previstas a partir segunda-feira (1) foram adiadas para a próxima quinta-feira (4), e estarão disponíveis nos supermercados Líder, Nazaré, Formosa, Lojas Portugal, algumas farmácias da rede Reinafarma e na lojinha virtual do Círio (www.lojinhadocirio.com.br). Será vendido um kit com três cartazes no valor de R$ 10,00. O total da receita das vendas será destinada à Basílica Santuário, para custeio e manutenção das obras sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN).

Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, explica o cartaz deste ano:

AVE, CHEIA DE GRAÇA!

“Aparecem as flores no campo. Levanta-te, minha amada, minha bela, e vem! Mostra-me o teu rosto e a tua voz ressoe aos meus ouvidos, pois a tua voz é suave e o teu rosto é lindo!” (Cf. Ct 2,12-14)

Deus preparou com amor, em previsão dos méritos de Cristo, aquela que devia ser a Mãe do Redentor, fazendo-a Imaculada (Cf. Lc 1,28), toda pura, cheia de graça! Em torno dela tudo se torna mais belo e melhor!

O cartaz do Círio de Nazaré 2020 nos remete à esplêndida luminosidade que brota daquela que é imaculada. Em torno de Maria as flores proclamam a beleza interior e exterior de Maria. A ela, Mãe e Modelo da Igreja, aplicam-se também as palavras do Apocalipse: “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1).

Entretanto, aquela que “passou na nossa frente” e já chegou, pela bondade de Deus, permanece também aqui conosco, na graça do Círio de Nazaré. Sua “casa”, a Berlinda, na qual Maria passa pelas nossas ruas e entra em nosso coração no mês de outubro, no cartaz que hoje apresentamos, está circundada de Anjos que oferecem flores e a transformam num belo caramanchão.

O caramanchão está quase transparente, pois na casa da Imaculada são acolhidos todos aqueles que acreditam que “Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele, no amor. Conforme o desígnio benevolente de sua vontade, ele nos predestinou à adoção como filhos, por obra de Jesus Cristo, para o louvor de sua graça gloriosa, com que nos agraciou no seu bem-amado” (Ef 1,4-6).

Dom Alberto Taveira Corrêa.
Arquidiocese de Belém

O Círio 2020

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Em nota divulgada no último mês, a diretoria da festa ainda não confirma o cancelamento das romarias em função da covid-19.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade