Covid-19: após decreto do Governo, cafés em Manaus amanhecem vazios

O decreto que começou a valer neste sábado (21) tem a duração de 15 dias e inclui também a suspensão do funcionamento de bares, restaurantes, parques, circos, igrejas, templos e lojas maçônicas

Os locais que vendem cafés tradicionais em Manaus amanheceram vazios na manhã deste domingo (22) após um decreto do Governo do Estado que suspende o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes em todo o Amazonas. Enquanto o movimento presencial não está permitido, os estabelecimentos apostam no serviço de entrega.

O decreto que começou a valer neste sábado (21) tem a duração de 15 dias e inclui também a suspensão do funcionamento de parques, circos, igrejas, templos e lojas maçônicas.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo do decreto é evitar aglomeração de pessoas como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Foto: Eliana Nascimento/Rede Amazônica

Uma equipe da Rede Amazônica esteve na tradicional Feira do Parque Dez, na Zona Centro-Sul, que costuma receber milhares de famílias manauaras. No entanto, com a determinação, o local amanheceu vazio. Os comerciantes contrataram motoboys para realizarem entregas dos produtos na casa do cliente.

A comerciante Ednelza Rodrigues, de 43 anos, informou que o trabalho continua, mas com precaução. Ela disse que não está cobrando taxa de entrega e segue lucrando com o delivery.

“Entendemos que é por uma boa causa. Estamos todos arriscando e expostos ao vírus, mas, se pararmos de trabalhar, ficamos prejudicados. Pelo menos, ainda temos uma solução: disk-entrega”, disse. 

Foto: Eliana Nascimento/Rede Amazônica

Uma equipe da Polícia Militar esteve no local após receber uma denúncia de que tinha pessoas comendo no local.

Além do Parque Dez, a reportagem também passou pelo “Café Tradicional”, no bairro Aleixo. O estabelecimento costuma lotar todos os dias.

No entanto, na manhã deste domingo (22), o local estava apenas funcionando da seguinte maneira: o cliente liga para o telefone do estabelecimento, realiza o seu pedido e vai até o local apenas para buscar, sem sair do veículo. Eles ainda não possuem o serviço de disk-entrega.

Coronavírus

Somente no Amazonas, até este sábado (21), 11 casos do novo coronavírus foram confirmados. A Secretaria de Segurança Pública informou que a polícia segue nas ruas do Estado para garantir que os locais cumpram a determinação do decreto.

Uma nova coletiva de imprensa online da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) deve ser realizada na manhã deste domingo (22) para atualização de informações sobre medidas de prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade