Corpo de Bombeiros orienta sobre a utilização de fogos de artíficio no Réveillon

Barulho e luzes coloridas no céu, os fogos de artifício são usados por muitas famílias nas festas de fim de ano, mas o brilho e a beleza gerados pelo artefato também podem representar perigo. Confira algumas dicas para evitar acidentes durante a passagem do ano.

De acordo com o corregedor do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Gilvander Gregório de Lima, cerca de 20 ocorrências são registradas neste período do ano por pessoas que insistem em descumprir as dicas de segurança para uso dos fogos. “A utilização de fogos é muito perigosa porque pode ocasionar lesões quando feita de forma errada, danos muitas vezes irreversíveis, como queimaduras, lesões nos tímpanos e até incêndios”, afirmou.

Foto: Reprodução/Shutterstock

O problema se torna ainda mais grave quando praticado por pessoas alcoolizadas. Também é proibido que crianças façam o manuseio do artefato. O coronel explicou que dicas simples de fácil execução ajudam a evitar que o uso do artefato se torne um problema. “São procedimentos simples que vêm até escritos nas embalagens, e que as pessoas não observam e por isso as tragédias acontecem. Falta responsabilidade e conscientização de que estão manuseando um artefato explosivo”, destacou.

Em caso de show pirotécnico, ele alertou que é indispensável a autorização do Corpo de Bombeiros. ‘‘O Corpo de Bombeiros deve ser avisado para vistoriar e avaliar se no local pode ser feita a queima de fogos’’, reforçou.
Dicas de segurança

1 – Em primeiro lugar, é imprescindível localizar uma loja especializada nesses tipos de produto;

2 – É muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não empregam os fogos de forma correta;

3 – Procure um lugar aberto, não o lance em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidades. Próximo de residências também não é aconselhável;

4 – Não utilize fogos em locais onde há perigo de incêndio;

5 – Nunca solte os foguetes ou bombas dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afins;

6 – Se for soltar fogos, não ingira nenhum tipo de bebida alcoólica;

7 – Caso esteja com pessoas próximas, peça para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém

8 – É aconselhável contratar profissionais especializados em fogos de artifício, em caso de realização de shows  pirotécnico, pois é algo para profissionais devidamente habilitados para a manipulação deste produto controlado

9 – Nunca deixe os fogos próximos ao corpo, nem perto de fogões, fumantes, crianças e isqueiros;

10 – Caso o produto falhe, não tente reutilizá-lo. Jogue água no pavio para segurança;

11 – Mantenha as crianças sempre longe, e não transporte os fogos nos bolsos;
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa de professora paraense recebe Prêmio ‘Ciência pela Primeira Infância’

O estudo teve o propósito de pautar discussões acerca da garantia dos direitos à população infantil quilombola na Amazônia.

Leia também

Publicidade