Conheça Palmas, a caçulinha da Amazônia

Mais jovem capital brasileira, Palmas completou 30 anos nesta segunda-feira (20). A cidade planejada é dotada de amplas avenidas ajardinadas e divisão urbanística caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais. A beleza cênica de Palmas conta com parques urbanos, praças e áreas verdes, além das praias e ilhas do Lago de Palmas, formado por uma hidrelétrica que barra o rio Tocantins. Entre as cinco praias, a Graciosa é a mais frequentada com opções de lazer e passeios pelo lago, incluindo a Ilha do Canela e esportes aquáticos. O local também oferece atrações noturnas e é ponto de observação do pôr do sol na ponte de 8 km que cruza o lago.

A praça dos Girassóis, na região central da capital tocantinense, é uma das maiores do mundo com 571 mil metros quadrados. Ela abriga as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Tocantins. No entorno do Palácio Araguaia (sede do poder executivo) ficam diversos monumentos e obras de arte que homenageiam o povo e a história do Tocantins, como o Monumento de Súplica dos Pioneiros, o Relógio do Sol, o Monumento aos Dezoito do Forte, o Monumento à Bíblia, o Museu Memorial Coluna Prestes, o Cruzeiro (onde foi celebrada a primeira missa), o Centro Geodésico do Brasil (Rosa dos Ventos), o Mapa do Tocantins, a Cascata e a Fonte Luminosa.

Foto: Divulgação

Entre os parques de Palmas, o Cesamar é a principal área verde com opções de lazer, esportes, lago e reserva biológica em meio à mata típica do cerrado. Já o Parque dos Povos Indígenas é um legado da 1ª edição dos Jogos Mundiais Indígenas, realizado na cidade em 2015, e conta com diversos equipamentos esportivos e culturais. O local abriga grandes eventos geradores de fluxo turístico, como o Arraiá da Capital e a festa gospel Palmas Capital da Fé. Em uma das rotatórias de Palmas fica o Relógio das Flores, próximo ao Orquidário. As feiras cobertas são a cara da cultura popular da cidade. A Feira da 304 Sul é a mais antiga e tradicional, com amplo espaço de alimentação e um dos locais mais procurados pelos visitantes.

O Espaço Cultural de Palmas concentra vários atrativos, onde o visitante poderá conferir o Núcleo Integrado de Cultura e Arte, a Grande Praça, o Theatro Fernanda Montenegro, o Cine Cultura, a Biblioteca Jaime Câmara e a Galeria Municipal de Artes. Tudo isso fica abrigado em uma grande cobertura metálica de aproximadamente 6.000 m². O Centro de Convenções de Palmas também recebe eventos turísticos e culturais, além de feiras, exposições e congressos.

Taquaruçu

A área rural a 32 km de Palmas reúne atrativos naturais, como cachoeiras e corredeiras; gastronômicos, com restaurantes que priorizam ingredientes da cozinha regional; artesanato típico do cerrado, como o capim dourado e indígena; além de esportes radicais, com rampa de parapente na Serra de Lajeado, tirolesa e rapel. O distrito é também um refúgio para quem quer curtir o clima serrano em Palmas. No mês de setembro, os visitantes participam do Festival Gastronômico de Taquaruçu, evento recheado de comida, música e arte popular.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade