Comitiva vai ao Pará verificar situação de agricultores ameaçados de morte

Representantes de organizações e movimentos sociais e do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos estão em Trairão, município paraense distante mais de mil quilômetros da capital Belém.

O grupo foi verificar no local a situação de um casal de agricultores que está sendo ameaçado. No final de maio, Osvalinda Maria e Daniel Alves encontraram duas covas, com uma cruz em cada, cavadas no terreno da casa onde vivem no Assentamento Areia, que fica entre Trairão e Altamira.

Osvalinda é presidente da Associação de Mulheres do Areia II. O assentamento fica na área de unidades de conservação como o Parque Nacional do Jamanxim e possui um longo histórico de conflitos agrários.

Foto: Divulgação/Acervo Pessoal Osvalinda Maria

De acordo com o Padre Paulo Joanil, da Comissão Pastoral da Terra no Pará (CPT), mesmo correndo perigo a casal decidiu não sair do lote por causa das ameaças.

Polícia Civil do Pará comunicou que, após o registro do boletim de ocorrência, o delegado Ricardo Vieira, da Delegacia local, instaurou inquérito para apurar o caso. O casal e outras testemunhas já foram ouvidas e o delegado aguarda os laudos da perícia realizada nas covas. O órgão informou ainda que diariamente, uma guarnição de policiais militares vai até a residência do casal.

Na próxima segunda-feira (11), Conselho Nacional dos Direitos Humanos vai realizar reunião do colegiado em Belém. O local foi escolhido devido ao volume de denúncias de violações de direitos humanos no Pará que chegam ao Conselho, principalmente, relativas às temáticas da violência no campo, conflitos socioambientais e violência urbana.

O Caderno Conflitos no Campo Brasil 2017, divulgado essa semana pela CPT, aponta o Pará como campeão de mortes por questões agrárias no país, com 22 mortes.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade