Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, Amapá terá feriado estadual em homenagem a Francisco Xavier da Veiga Cabral, “Cabralzinho”, considerado um herói que defendia terras amapaenses. Saiba, abaixo, o que muda no horário de atendimento de órgãos públicos e privados, em Macapá.
“Cabralzinho” foi um dos combatentes que participaram da luta que impediu invasões de tropas francesas às terras amapaenses, na Vila Espírito Santo do Amapá, onde atualmente é o município de Amapá, a 302 quilômetros da capital. A data foi criada em julho de 2017 e foi comemorada oficialmente pela primeira vez no estado em 2018.
Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio-AP) informou que na quarta-feira empresas do segmento de varejo de gêneros alimentícios podem funcionar das 7h até a 00h. Já as dos segmentos de materiais de construção, elétricos, hidráulicos, representantes comerciais e comércio atacadista de gêneros alimentícios podem abrir das 8h às 13h. Das 8h às 18h funcionam as lojas de materiais de escritório e papelaria, lojas, calçados, móveis e eletrodomésticos.
Não há restrição para o funcionamento de empresas dos segmentos de varejo de produtos farmacêuticos, bares, restaurantes, hotéis e similares não possuem horários especifico de funcionamento, pois se enquadram dentre as atividades de interesse público.
Shoppings
No Macapá Shopping os horários para o feriado serão os seguintes: – supermercado vai abrir das 8h às 21; academia das 9h às 15h; praça de alimentação e área de lazer abrem às 12h e fecham às 22h; o cinema funcionará das 13h às 22h e lojas e quiosques das 15h às 21h.
No Garden, a praça de alimentação abrirá às 12h e fechará às 22h; lojas âncoras das 12h às 21h;, demais lojas das 15h às 21h e o cinema terá exibição de filmes conforme a programação.
No Vila Nova, o cinema funcionará de 14h às 22h; lojas, quiosques e praça de alimentação das 9h às 15h.
Transporte Público
A frota que atende a capital será de 70% no feriado, segundo a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). Também será cobrada a tarifa social, de R$ 1,60.
Instituições públicas
Não haverá expediente nos órgãos dos governos estadual e municipal. A exceção é para as instituições que desenvolvem serviços essenciais, como as unidades de saúde, polícias Civil e Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que mantêm os atendimentos.
Também não terá expediente no Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público do Estado (MP-AP).
Bancos
As agências bancárias fecham no feriado da quarta-feira. Os atendimentos serão liberados apenas nos caixas eletrônicos e internet banking. Na quinta-feira (16), o expediente volta ao normal.
Hospitais
O atendimento de urgência e emergência nos hospitais de Emergência (HE), da Mulher Mãe Luzia (HMML), de Santana (HS), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Zona Norte será mantido 24 horas.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Funcionam no feriado: Dr. Marcelo Cândia (Rua Júlio Maria Pinto Pereira, nº 1.329, Jardim Felicidade II), Marabaixo (Rua 04, s/n, Marabaixo II), Perpétuo Socorro (Rua Rio Xingu, nº 278, Perpétuo Socorro), Dr. Rubim Aronovitch (Av. 06 de Setembro, nº 212, Santa Inês) e Pedro Barros (Av. Passagem Dona Márcia, nº 445, Fazendinha).
Fecham no feriado: UBS’s Dr. Álvaro Corrêa, São Pedro, Pedrinhas, Leozildo Fontoura, Brasil Novo, Cidade Nova, Coração, Infraero II, Pacoval e Novo Horizonte.