Círio de Nazaré 2020: diretoria da festa ainda não decidiu sobre cancelamento da romaria

O Círio de Nazaré realizado no segundo domingo de outubro em Belém, reúne em média, segundo a diretoria da festa, cerca de 2 milhões de fiéis durante a principal romaria.

Em comunicado oficial enviado à imprensa nesta sexta-feira (9), a organização da festividade esclarece que em razão da circulação de notícias inverídicas a respeito do suposto cancelamento do Círio 2020, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) ressalta que não há, até o momento, qualquer deliberação sobre o assunto.

Entre as árvores, o rio de fé segue seu curso, em mais um Círio de Nazaré. (Foto:Alex Ribeiro/Agência Pará)

Esclarece ainda, dada a grande relevância do tema, que todas as alternativas e possibilidades serão estudadas no momento oportuno, em reunião conjunta com os vários agentes envolvidos no evento: Arquidiocese de Belém, Paróquia de Nazaré, Diretoria da Festa, Governo do Estado, Prefeitura de Belém, órgãos de saúde e segurança pública, MPF, MPE, entre outros.

“Estamos certos de que, juntos e irmanados, estabeleceremos em consenso a solução mais adequada para o Círio de Nazaré, festa religiosa de grandeza ímpar que faz parte da identidade do povo paraense”, diz a nota.

O esclarecimento segue ainda ressaltando que a decisão priorizará o bem estar, a saúde e a segurança de toda a população, católica ou não, devota ou não de Nossa Senhora de Nazaré, eis que todos, indistintamente, são merecedores dos nossos cuidados e da nossa atenção.

Ainda segundo a nota, o momento não é de polêmicas, ou de acreditar em notícias falsas e descompromissadas com a dor e a fé do povo do Pará. O momento é, isto sim, de fraternidade e luta pelo controle da pandemia. A Diretoria da Festa de Nazaré reafirma seu compromisso com a verdade e com a sua missão institucional, assegurando que tornará pública qualquer decisão tão logo ela seja efetivamente tomada, para o que contará uma vez mais com o imprescindível apoio da imprensa.

Veja no vídeo a seguir a mensagem do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, sobre a circulação da mídia e as últimas informações do Círio 2020.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Mulheres que Benzem’: benzedeiras de Santarém são protagonistas em vídeo clipe 

A equipe de direção e assistência é toda composta por santarenas. No total, estão a frente do projeto cerca de 30 mulheres. O lançamento do clipe está programado para o final de agosto.

Leia também

Publicidade