Ciclistas participam de percurso ecológico por quilombo do Amapá

Durante o percurso os ciclistas aproveitaram para registrar a aventura e destacar a importância da preservação ambiental e da cultura amapaense

O “Pedal da Tia Chiquinha” reuniu ciclistas do Amapá para uma jornada ecológica e cultural por uma das principais localidades quilombolas de Macapá.

Área de preservação ambiental foi o cenário contemplado pelos ciclistas — Foto: Flávio Cavalcante/Arquivo Pessoal

 O local de preservação ambiental serviu de cenário para os 50 quilômetros de pedaladas que colocaram a prova a resistência dos participantes.

Eles saíram da área urbana da Zona Norte da capital e seguiram até a Casa Grande, no quilombo do Curiaú. O ponto de saída e chegada foi em frente a escultura em homenagem a Tia Chiquinha, figura histórica da cultura negra amapaense que atuou fortemente no reconhecimento popular do Marabaixo e que veio a falecer em 2015, aos 92 anos.

Foto: Flávio Cavalcante/Arquivo Pessoal

 Durante o percurso os ciclistas aproveitaram para registrar a aventura e destacar a importância da preservação ambiental e da cultura amapaense.

“Somos ciclista que queremos mostrar e promover a convivência harmoniosa entre o esporte, o meio ambiente e a cultura, principalmente do nosso povo por isso intitulamos o Pedal da Tia Chiquinha, que merece todas as homenagens”, destacou o ciclista Flávio Cavalcante.

*escrito por Rodrigo Juarez

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade