Cheia do rio Vermelho desabriga moradores em Eldorado dos Carajás

A cheia do rio Vermelho, ocasionada pelas fortes chuvas do período, impactou o município de Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará. Desde a terça-feira (21) 40 famílias estão desabrigadas, sob a tutela do município, e 30 famílias estão desalojadas, dormindo em casas de amigos e conhecidos. A Defesa Civil do Estado enviou dois técnicos especialistas ao município, que estão fazendo o levantamento de danos e prejuízos, auxiliando a prefeitura local no cadastramento das famílias no Sistema Integrado de Informação de Desastres e levantando as necessidades da população. 

Município é o único do Estado em situação de emergência deflagrada por aspectos climatológicos. Cheia foi ocasionada pelas fortes chuvas do período. Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará

O Sistema Nacional de Defesa Civil foi instituído pela Política Nacional de Defesa Civil, regida pela lei 12.608, de 2012. Ele atua de forma sistêmica, integrando a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), as Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil (Cedec) e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec).

Quando acontece um desastre natural, quem dá a primeira resposta é a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O Estado entra como recurso suplementar e apoio técnico. “A Defesa Civil nasceu da necessidade da união da sociedade para responder a determinados eventos naturais, principalmente que impactam a população. À Defesa Civil, cabe articular essas operações, funcionando em sistema integrado entre estado e município para atender a essas demandas da melhor forma possível”, disse o sub-chefe da divisão de operações da Defesa Civil do Estado, Marcelo Santos.

Por enquanto, Eldorado dos Carajás é o único município em situação de emergência deflagrada por aspectos climatológicos. A Defesa Civil do Estado vem atuando diariamente no monitoramento pluviométrico dos rios do Pará, com o auxílio de órgãos especialistas, como o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Com investimentos para a COP30, números do turismo em Belém disparam

Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) já dão conta da escalada da procura de Belém como destino internacional.

Leia também

Publicidade