Como forma de orientar o uso adequado da água, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) promove a campanha ‘Nós Contra o Desperdício’, em Acrelândia, no Acre. Um dos efeitos provocado por este período de estiagem é a redução do nível de mananciais e reservatórios da região, fato que compromete a regularidade do processo de captação e distribuição de água.
Os serviços de instalação ou substituição de hidrômetros, reparos nas tubulações e contenção de vazamentos se somam às orientações educativas. “Nos últimos dias, o reservatório de que abastece o município apresentou uma redução acentuada no seu volume de água, por isso temos que ter cuidado quanto ao nosso consumo”, relata o gerente do Depasa em Acrelândia, Jander Mendonça.
O autônomo Leônidas Rodrigues, morador do bairro Portelinha, comenta que todos devem colaborar com a economia de água, e exemplifica algumas atitudes adotadas em sua casa e no restante da comunidade. “Quando lavamos roupas, reutilizamos a água da máquina para limpar a varanda, lavar o automóvel, e usamos baldes em vez de ligar a mangueira, além de observar se existe algum vazamento nas ruas do bairro”, disse.