Bombeiros entregam coletes salva-vidas para comunidade ribeirinha do Pará

Uma ação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará entregou 100 coletes salva-vidas na comunidade ribeirinha do Igarapé Grande, no município de Ananindeua nesta quarta-feira (5). A medida visa ajudar na prevenção dos acidentes por afogamento nos rios paraenses e é feita em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

Cem coletes foram distribuídos. Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará

Neste primeiro momento, os militares visitam as comunidades cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Nós verificamos a necessidade destes coletes na comunidade e articulamos com a Sobrasa e a prefeitura de Ananindeua esta ação, que é a primeira de várias que o Corpo de Bombeiros do Pará realizará para fortalecer a prevenção dos casos de afogamento no Estado”, explicou o Tenente Coronel Carlos Farias, comandante do Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros.

Em 2014, foram registradas 142 mortes por afogamento no Pará. No ano seguinte, foram 149 e até o mês de setembro deste ano foram contabilizados 118 afogamentos em todo o Estado. De acordo com os bombeiros, 70% das ocorrências vêm dos rios, o que por consequência destaca a fragilidade da segurança nas navegações ribeirinhas.

A entrega do equipamento de segurança ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Domiciano de Farias. No local, representantes das comunidades próximas ouviram as orientações dos bombeiros sobre o uso correto do colete salva-vidas, prevenção de acidentes aquáticos e segurança durante o procedimento de emergência na água.

Ação foi realizada pelos Bombeiros. Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará

“Os bombeiros sempre visitam a nossa comunidade para nos orientar sobre a segurança nas embarcações e esse momento é muito importante para nós, pois vivemos do rio, com a venda do açaí e do peixe. Esses coletes já serão usados durante o Círio deste ano”, garantiu o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Igarapé Grande, Gilberto Farias. A comunidade possui 90 famílias.”Nós temos vivido uma situação em que os índices de afogamento têm aumentado em todo Brasil. A região Norte é uma das que apresentam os maiores números deste tipo de acidente devido às próprias características da região. Por isso, a importância da prevenção”, explicou o representante da Sobrasa no Pará, tenente coronel Silva Júnior.Os coletes são uma ferramenta de segurança obrigatória em qualquer embarcação, e tem como finalidade facilitar a flutuação da vítima para que ele possa resistir à água aguardando socorro ou se deslocando para um local seguro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade