Área onde 9 foram mortos no Mato Grosso é de propriedade privada, diz Intermat

A área rural de Taquaruçu do Norte, que fica a mais de 350 km da zona urbana de Colniza, município a 1.065 km de Cuiabá, no Mato Grosso, onde nove trabalhadores foram assassinados, é de propriedade privada, segundo o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Na segunda-feira (24), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) afirmou, em nota, que a área rural não é um assentamento regularizado pelo órgão e que não há projeto de regularização fundiária para o local. As informações são do G1 Mato Grosso.

Foto: Reprodução/TVCA

De acordo com o Intermat, o lote onde os corpos dos trabalhadores foram encontrados é de propriedade privada. O título de posse da área foi emitido pelo governo do estado no dia 5 de abril de 1984, segundo o órgão. A informação foi obtida por meio das coordenadas geográficas relatadas pelos policiais que estiveram no local do crime.

O local onde os corpos foram encontrados, segundo o Intermat, é registrado no órgão como lote 67, tem uma área de 3 mil hectares e não pertence ao governo do estado. A área, segundo o órgão, passou por processo de regulamentação fundiária na década de 80 e fez parte de um projeto chamado Roosevelt. À época, o lote pertencia ao município de Aripuanã.

Chacina em Taquaruçu do Norte

Um grupo encapuzado invadiu a área na semana passada e assassinou nove trabalhadores rurais. De acordo com a perícia que trabalhou na identificação dos corpos, os corpos tinham sinais de tortura. As vítimas da chacina são todas do sexo masculino.

De acordo com o governo, o local do crime fica em uma área de conflito agrário e abriga cerca de 100 famílias. A suspeita é que os autores do crime sejam capangas de fazendeiros da região. Nesta terça-feira (25), policiais civis da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e peritos criminais especialistas em local de crime e balística embarcaram para Colniza. O objetivo é ajudar nas investigações da chacina.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade